terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Para remate de 2013


Uma nota de beleza visual nesta tela de Étienne Philippe Martin (1856-1945), que, na minha perspectiva, funciona como metáfora ou sugestão deste 2013 que se vai afastando, definitivo, de todos nós.
Até porque as cores, que vejo da janela, são sombrias, já a meio da tarde. E, ao longe, o quadrilátero visível do rio só se distingue das margens, pelo leitoso cinzento mais claro das águas. Mantém-se a fina neblina, um pouco mais ténue, da manhã, como que acompanhando a incerteza do ano que há-de vir, daqui a pouco.
A surpresa para mim, este ano e neste nosso Blogue, terá sido o copioso número de visitas direccionadas ao poste "Mexidos, ou formigos, vimaranenses" (de 24/12/2012), que já somam, agora, 227 visitantes. Mas, desiludámo-nos da boa nova, porque cerca de 1/4 vieram (de portugueses) de França, Brasil, Alemanha, Suiça...naquilo que interpreto como a saudade portuguesa, lá longe. Nesta diáspora que é uma nossa cíclica circunstância e necessidade. Que Camões traduziu em alma "pelo mundo repartida".

Nota: a tela de E. P. Martin, intitulada Le Courrier, que encima este poste, integra o acervo do Museu Gassendi, de Digne-les-Bains.

5 comentários:

  1. O dia tem estado péssimo, não tanto como na véspera de Natal. Amanhã parece que continua assim, mas depois chega a Primavera. Foi o que me disseram.
    Esperemos que a nível coletivo tb chegue a Primavera, mas desconfio que vamos continuar num negro Inverno.
    BOM ANO!

    ResponderEliminar
  2. Oxalá as suas previsões (de Primavera) se venham a concretizar.
    Até pr'ó ano e até sempre, MR!
    (E entre com o pé direito em 2014..:-])

    ResponderEliminar
  3. Ontem esteve aqui um nevoeiro bastante cerrado. E agora está a ficar igual.
    Um começo de ano feio...

    Um bom primeiro dia de 2014!

    ResponderEliminar
  4. Hoje, limpou por cá, mas o céu continua plúmbeo e inóspito...
    Dá gosto ficar em casa.
    Obrigado, e igualmente!

    ResponderEliminar