terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Uma fotografia, de vez em quando... (144)

 


Há encontros fatais. Alguns, os mais raros, no melhor sentido. Foi o que aconteceu com o fotógrafo norte-americano Robert McCabe (Chicago, 1934), a primeira vez que foi à Grécia, no ano de 1954. Talvez por ser numa idade em que há lugar para deslumbramentos. Mikonos, Santorini, entre outros locais passaram da sua Rolleiflex para memórias pessoais de encantamento.



Os gregos retribuiram este seu afecto, nunca desmentido, nomeando-o recentemente cidadão honorário da Grécia. Foi o que se chama um amor retribuído e feliz...



15 comentários:

  1. Fui há Grécia há uns 25 anos, somente (quase) a Atenas, e não apreciei. Mas fiquei com vontade de voltar, mas na Primavera, para não estar tanto calor. Tenho curiosidade de regressar ao Parthenon (que me deixou horrorizada devido à multidão) e de ir onde não fui: ao Museu de Atenas, a Creta e a Santorini. Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Acrescento que as fotografias são belíssimas. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, as nossas expectativas ultrapassam a possibilidade que os motivos (países, livros, pessoas...) nos podem trazer. Nesta perspectiva, tive algumas desilusões na vida, naturalmente.
      A obra de McCabe é muito sedutora.

      Eliminar
  3. Confirmei mais uma vez o quanto gosto de fotografias a preto e branco. O tema escolhido é excelente, mas o fotógrafo também tem que ser muito bom. Das três, a das miúdas é a minha favorita.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta temática, Paula, raramente opto pelo cor - acho que nos dispersa, en quanto o preto e branco convida mais à reflexão.
      As meninas são realmente encantadoras..:-)
      Boa noite.

      Eliminar
  4. Gosto de todas, mas na segunda conseguiu enquadrar uma sequência de elementos que a tornam muito rica...a porta, os homens sentados, a janela, o barco no mar...

    Boa tarde:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O difícil foi seleccionar, até porque tento evitar o exagero da multiplicação, embora McCabe a merecesse..:-)
      Uma boa noite, Isabel.

      Eliminar
  5. Quando estive no Cabo Sounion (a primeira foto) a ventania era tal que ia ficando sem o casaco de malha. Estive lá em Junho/80,não estava muito calor. Passeámos muito em Atenas, alugamos um carro por três dias e fomos a Epidaurus, Corinto, Nauplia, Sounion, Micenas. Também fomos a Hydra ignorando que era lá que o Leonard Cohen tinha o "ninho de amor" onde tinha vivido com a Marianne e a Susanne, e possivelmente outras Annes 😂
    Prometi voltar lá para ir a Delfos e Mykonos, mas não cumpri :-(
    Comprei uma bouzouki na Plaka, que nunca aprendi a tocar... um desperdício!
    Revivi muitas sensações ao ler O Colosso de Maroussi do Henry Miller.
    Obrigada por me dar a conhecer este fotógrafo.

    Boa tarde!
    🌿

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas escolhas fazem-se por gosto, cuja recompensa é ter um eco próximo de afinidade. Como o seu, por exemplo.
      Não conheço a Grécia, mas MacCabe é um aperitivo muito tentador..:-)
      Boa noite.

      Eliminar
  6. Desconhecia o fotógrafo em questão e gostei muito das fotografias escolhidas!
    Sem dúvida, que o preto e branco tem outro encanto!
    Obrigada pela partilha e bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um gosto partilhar.
      Para mais, tratando-se de um artífice desta qualidade.
      Boa tarde.

      Eliminar
  7. Também não conheço o fotógrafo, mas as fotos são excelentes. Gosto principalmente da do barco e da das miúdas.
    Atenas é uma cidade muito feia (exceto o porto) e quando lá estive (uns dias, já não me lembro em que ano e estou com preguiça para ir ver) era muito poluída. Eu nunca tinha estado numa cidade tão poluída, via-se isso bem de um miradouro.
    Visitei três ilhas de raspão e gostei imenso. Mas adorei os gregos, os museus, o Partenón muito escalavrado (as pessoas andavam por lá e mexiam como se andassem num sítio qualquer) e gostei da comida, exceto os doces. Espero voltar um dia para ver mais.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não achei feia, MR, achei diferente, uma cidade para se descobrir a pé, estamos sempre a tropeçar em monumentos ou ruínas deles: a catedral, a Ágora, a Biblioteca, o estádio Olímpico, os museus, o Jardim Nacional (um enorme oásis) o Arco de Adriano, o render da guarda (com aquelas fatiotas tão giras). A Acrópole e sobretudo a vista fabulosa do Monte Lycabettus. E as esplanadas da enorme Syntagma, e a Plaka cheia de lojinhas tentadoras e tabernas típicas.
      Eu gostei tanto...
      A Manuela deve ter feito o mesmo mini cruzeiro que eu fiz às ilhas Aegina, Poros e Hydra. E tanto, mas tanto, ficou por ver...
      Boa tarde!
      🌿🌼

      Eliminar
  8. Eu nunca tinha estado (nem voltei a estar) numa cidade tão poluída.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um amigo, não há muito tempo, falou-me do excesso de oliveiras que viu, por todo o lado. Provavelmente com o recolhimento pandémico, a poluição terá diminuído um pouco...
      Estamos de acordo, MR, na qualidade e beleza das fotos, evidentemente.
      Boa tarde.

      Eliminar