quinta-feira, 12 de março de 2015

450 anos, há dias


Não será sequer um crime de lesa majestade e muitos hão-de considerar o facto e o aniversário (1 de Março de 1565) como uma insignificância histórica. Mas a omissão é um bom exemplo de pouca importância que, em Portugal e nos dias de hoje, a cultura e a história ocupam nos jornais e até nas instituições. Em 1965, o quarto centenário da fundação da cidade do Rio de Janeiro, pelo português Estácio de Sá (1520-1567), em Portugal teve divulgação condigna e interessante.
A 1 de Março passado, completaram-se 450 anos sobre o facto. E eu soube da efeméride, vejam lá: pelo TLS! Que destaca o dinamismo com que o Real Gabinete Português de Leitura tomou a seu cargo uma série de iniciativas para celebrar essa data. Aqui deixo, ao menos, a informação.

3 comentários:

  1. Não seja injusto/distraído. O Público, no dia 1 de março, trazia uma capa espampanante e um dossier sobre o tema, aliás com alguma opiada (e textos dos seus queridos Hugo Mãezinha, Gonçalo M.). E não esqueça o Pop Galo da Imensa Artista de Plástico JV.
    E também vi qualquer coisa na televisão, mas não recordo em que canal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opiada foi gralha. "Dossier" também, que gosto muito de escrever "dossiê".

      Eliminar
    2. Por fecho, ao domingo, da tabacaria da zona outrabandista, onde normalmente estou, raramente consigo comprar o Público. Logo por azar perdi assim o do dia 1 de Março...
      Ainda bem que se lembraram e mo refere. De vez em quando, sem querer, somos injustos. Penitencio-me, apesar do Mãezinha...

      Eliminar