segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

As Mulheres Portuguesas no séc.XVIII



Giuseppe Gorani (1740-1819), espião, aventureiro e agente secreto, visitou Portugal entre 1765 e 1767, tendo sido apresentado ao Marquês de Pombal e frequentado a corte de D. José. Sobre as mulheres portuguesas, no seu livro sobre a viagem e estadia no nosso país, disse:

"...Decerto que com as mulheres portuguesas as intrigas de amor são mais perdoáveis do que as mulheres de qualquer outro país, pois incontestavelmente são as mais belas e sedutoras de todas as europeias. Nelas, as graças perduram além da mocidade e lembremo-nos da impressão que causava, ainda com quarenta e três anos de idade e já mãe de muitos filhos a famosa Marquesa de Távora, que o Ministro Conde de Oeiras iníqua e barbaramente mandou decapitar, por crimes que ela não cometeu.

As portuguesas, que em geral conservam as suas belezas pelos anos fora, são muito belas durante a mocidade. Não há país onde as mulheres se apresentem mais sedutoramente. Desconhecem as modas francesas e manifestam até um certo desprezo por elas. Aliás, nenhuma mulher portuguesa estaria disposta a abandonar o trajo do seu país, que tanto a favorece e lhe realça a beleza e graças peculiares..."

5 comentários:

  1. Um admirador da Marquesa que tomou um exemplo pelo todo? Interessante o comentário sobre a forma de vestir. Qual seria o «trajo do seu país, que tanto a favorece e lhe realça a beleza e graças particulares»?

    ResponderEliminar
  2. Caro "c.a.":
    Gorani é uma personagem controversa e efabuladora. Parece que o que o trazia cá era avaliar o nosso potencial bélico.
    Sobre as modas francesas, Tolentino e Jazente dizem o contrário. E,depois, há imensos conceitos de beleza...

    ResponderEliminar
  3. Bem me parecia que a opinião do Tolentino era diferente... Quanto ao Abade, infelizmente não conheço a obra, mas já registei na memória o que aqui deixou sobre ele.
    Fiquei curioso sobre este italiano, cuja existência ignorava. Tenho ideia que a opinião da generalidade dos estrangeiros que por cá passaram na mesma altura não era assim tão simpática. Desconfio que a razão de tanta benevolência só pode ter sido um fraquinho pela Marquesa... :-)
    Obrigado, AJS. Saudações cordiais.

    ResponderEliminar
  4. Portugal e os portugueses vistos por estrangeiros é um assunto que me interessa particularmente. Alguém me pode informar se este relato [livro?] está editado em português e em que editora?

    ResponderEliminar
  5. Aconselho-o a consultar a bibliografia temática de Castelo-Branco Chaves que, se me diz que se interessa pelo assunto, deve ter na sua biblioteca. Sobre a pergunta que faz, claro que sim.

    ResponderEliminar