sábado, 2 de janeiro de 2010

Fascínio de Temas entre as Artes



Poucos quadros terão provocado o fascínio que "A Queda de Ícaro", de Pieter Brueghel, o Velho, exposto no Museu das Belas Artes, em Bruxelas, exerceu sobre tantos poetas.

A singularidade da obra reside, essencialmente, no facto de a figura de Ícaro - que dá nome ao quadro - ser quase imperceptível: apenas uma das pernas se lhe vê, fora das águas, porque o restante corpo está submerso. Por outro lado, quem trabalha não interrompe o que faz, apesar da queda (e morte) de um homem. A situação leva-nos, na sua origem, até um provérbio flamengo antigo que diz, mais ou menos, o seguinte: "Não é por um homem morrer que o lavrador deixa de lavrar."

É por aqui que W. H. Auden começa o seu poema "Musée des Beaux-Arts": "Sobre o sofrimento os antigos nunca se enganavam..." Além de Auden, também William Carlos Williams escreveu um poema sobre o mesmo quadro: "According to Brueghel/ when Icarus fell/ it was Spring..."; entre poetas de primeira água, Gottfried Benn tem dois poemas sobre o tema, e Michael Hamburger compôs "Lines on Breughel's Icarus". Muitos outros poetas abordaram, em verso, este célebre quadro: Edward Field ("Icarus"), Anne Sexton ("To a Friend whose work has come to triumph"), etc.

Em relação à obra de Pieter Brueghel, o Velho (1525-1569), que terá sido pintada entre 1555 e 1558, se não é rigorosamente segura a atribuição de execução ao pintor, é pelo menos certo, que a concepção do quadro lhe é atribuída, com segurança.

4 comentários:

  1. O quadro é maravilhoso.
    Destes poetas (e poemas) só conheço os dois primeiros.

    ResponderEliminar
  2. Vale talvez a pena conhecer, além dos 2 primeiros, o Michael Hamburger. Era de família judaico-alemã e foram em 1933 para a Ingaterra.
    Era bilingue e tem excelentes traduções sobre um poeta difícil: Paul Celan. A mais emblemática é a
    "Todesfuguee",em inglês "Death Fugue":"Black milk of daybreak we drink it at sundown/ we drink it at noon in the morning..."
    Estou a tentar com a minha "Tutora"fazer uma "vaquinha" para uma E. Pessoal futura sobre um deles, ou os 2 poetas em conjunto...

    ResponderEliminar
  3. Fico à espera dessa Escolha Pessoal. Entretanto vou ver se encontro alguma coisa deles.
    Obrigada.

    ResponderEliminar