quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Bibliofilia 159


Este folheto de 32 páginas, pomposamente intitulado Novo Atlas Geografico-Politico e Historico, com autoria de Diogo Soares da Silva e Bivar (1785-1865), foi editado em 1810, na Impressão Régia, e ocupava-se, exaustivamente, da Rússia. Não me parece que o Atlas tenha tido continuidade e sequência editorial...



O autor, natural de Abrantes, tinha sido apoiante de Junot e foi julgado por isso. Condenado ao degredo em Moçambique, conseguiu fugir para o Brasil, onde estabeleceu escritório de advogado e foi bem sucedido na profissão. Foi também jornalista conceituado.
O folheto em questão, embora com a capa e alguns picos de humidade no interior, está em razoável estado e foi barato. Muito informativo, é de leitura agradável.

4 comentários:

  1. Imagino, quando vejo preciosidades antigas destas, a leitura de luvas e com uma lupa :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tanto, mas há que tratá-las com o desvelo que merecem..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Já tem 200 anos?.Eu acho extraordinário
    ter essa preciosidade nas mãos.
    Uma agradável leitura lhe desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos, fui-me habituando..:-)
      O livro mais antigo, na minha biblioteca, é de 1600: "Primeira parte das Chronicas dos reis de Portugal", de Duarte Nunes de Leão.
      Bom dia!

      Eliminar