domingo, 14 de janeiro de 2018

Apontamento 109: Uma boneca "Käthe Kruse"


Na profusão de bonecada que, actualmente, enche a casa e os quartos das crianças, será, certamente, difícil de imaginar qual o objecto que sobreviverá na memória visual da pequenada.

Entre ursos e bonecas não chegou ao número dez, retendo na memória, ainda, cerca de cinco bonecas que já não fazem parte do meu universo, espalharam-se, algures, na voragem do tempo. Em casa guardo uma boneca, que já teve a sua apresentação no ARPOSE, e o meu urso, velhinho, com as patas e as mãos remendadas.

Ora, uma boneca da marca “Käthe Kruse” era, na minha infância, o supremo desejo, inalcançável. Nas visitas às lojas de brinquedos, lá mirava as bonecas, feitas de pano, com cabeça tipo louça e cabelo natural. Era objecto para casas abastadas. A marca registada tem o nome da actriz e produtora de bonecas Käthe Kruse (1883-1968) que, depois de fazer os bonecos para as suas filhas, iniciou a sua produção em 1911.

Mas, como há dias de sorte, ganhei, na recta final da minha vida, uma boneca destas, que aqui se apresenta:




Durante a recente estadia na casa da  minha amiga, ela abriu o seu velho baú e mostrou-me uns vestidos de bonecas, para escolher e levar o que quisesse. Depois dos vestidos veio a sua colecção de bonecas. Algumas partidas, outras bem guardadas. Lá espreitei e vi a boneca “Kathe Kruse”. À pergunta se eu queria a boneca, quase não houve contenção de delicadeza na minha resposta.

Assim veio a boneca para Portugal. Tem ca. de 39 cm e o número 2/7777 gravado na planta do pé. Lavei-a, com muito cuidado, com água morna e sabão CLARIM, avivando-lhe a cara com óleo de amêndoas doces. Um dos sapatos, como se pode ver pela imagem abaixo, foi preciso colar depois de limpo com o mesmo sabão e cotonetes.



Depois, vesti-lhe o fato antigo da minha outra boneca. Falta apenas encontrar umas meias, umas cuecas e uma outra blusinha para condizer com a saia que trazia, toda bem feitinha pela mãe da minha amiga.


E aqui está ela, a recém-chegada à minha colecção de bonecas.


Post de HMJ

10 comentários:

  1. Uma ternura este poste!
    Li duas vezes. Adorei.
    Também me trouxe recordações!
    Desejo-lhe uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para maria franco:
      ainda bem que gostou. Uma boa noite também.

      Eliminar
  2. Que maravilha! Linda a boneca e linda a história. Bom dia! :-)

    ResponderEliminar
  3. HMJ,
    Parece que se está a especializar em restauro de bonecas... :) Depois do arranjo, a Käthe Kruse - que eu não conhecia - ficou muito apresentável.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Que bonito: a história, a boneca e o seu cuidado.
    Realmente, muitas vezes também penso o mesmo; o que fica depois da infância com tanta bonecada, tanto brinquedo que depois de umas horas de utilização, passa à história? Os miúdos parece que não dão valor às coisas, porque têm demais. Não preciso de esforço para conquistar nada. Não sei se é bom...

    Um bom domingo:)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Para Isabel:
      Pois é o mundo às avessas que, actualmente, é de abundância sem sentido.

      Eliminar