domingo, 28 de janeiro de 2018

Curiosidades 68


Nem sempre nos sentimos bem representados. Seja por delegação burocrática, numa assembleia de condóminos a que não podemos assistir, quer no Parlamento,  pelo partido em que votámos nas últimas eleições. O mesmo acontece, por vezes, quando nos identificam em qualidades ou defeitos,  por palavras, ou simplesmente nos desenham o retrato, de forma pictórica.



Não faço a mínima ideia, se Isabel II gostou do retrato que Lucian Freud (1922-2011) dela fez. Duvido. Mas admito que sua majestade britânica, sempre politicamente correcta na sua banalidade aristocrática, se tenha calado, anglicanamente compungida por se tratar de um pintor de nomeada internacional. Winston Churchill (1874-1965), porém, tinha outra fibra. Em 1954, por iniciativa da House of Commons e da House of Lords foi decidido encomendar um retrato do político a um pintor inglês de mérito.



Ao ser-lhe apresentado o retrato pintado por Graham Sutherland (1903-1980), Churchill teve uma saida airosa, mas irónica: The portrait is a remarkable example of modern art!
A assistência, pela entoação de voz do grande estadista, percebeu o remoque, e riu copiosamente.
A pintura - veio a saber-se depois da morte do célebre casal inglês - foi destruída poucos dias depois de ter sido entregue, na sua residência oficial.



É o que nos conta, de forma sucinta, o vídeo acima, com o testemunho do neto do Estadista inglês.

4 comentários:

  1. O vídeo vou ver mais tarde, mas gosto dos dois retratos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O de Sutherland não deixou de me fazer lembrar o de Soares (Sagitário como Churchill, aliás...) por Pomar.
      Bom Domingo!

      Eliminar
  2. Não aprecio o retrato da Rainha. Quanto ao de Churchill ainda não decidi se gosto ou não. Mas gostei muito da frase de Churchill. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contudo, não deixa de ser o estilo de L. Freud, de pincelada grossa, entre o tosco e o agressivo, pessoalíssimos.
      Terrível Churchill..:-)
      Um bom dia, também!

      Eliminar