domingo, 21 de janeiro de 2018

Em vias de extinção


Fala-se muito em animais em vias de extinção. Bem como de plantas, embora menos.
Se, ao que parece, os horizontes de conhecimento, generalizados, se alargam por via da net (sobretudo à tona...) e da globalização, nem por isso o universo vocabular das novas gerações tem aumentado. Pelo contrário, cada vez o léxico usado se vai reduzindo, mais e mais.
Entre muitas das palavras que vão desaparecendo, relembro 2 que já não ouço ou leio, há muito tempo:

- Relapso.
- Contumaz.

Ainda se lembram do seu significado? Que aliás anda próximo, entre si...

10 comentários:

  1. Sei que podem significar o mesmo (ou quase), mas acho que um é mais relaxado e o outro obstinado.

    O animal da imagem é o Dodô.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitado do bicho que era muito pesado para voar e fugir.
      Se considera mais obstinado o "contumaz", tem o meu voto..:-)
      Retribuo, cordialmente!

      Eliminar
  2. Eu confesso a minha ignorância, porque não só não me lembro, como até me parece que nunca ouvi as palavras.
    Vou espreitar no dicionário...

    Um bom domingo:)

    ResponderEliminar
  3. Já fui espreitar. Podem ter significados que ainda diferem bastante, conforme as frases. Afinal, prece-me que contumaz, já tinha ouvido/lido.

    A nossa língua é tão rica e cada vez mais, a limitamos.

    Bom domingo:)

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Isto, hoje, anda mais a caminho do grunho, do que da consulta de dicionários. Ainda quando o Ensino prescrevia a leitura de Herculano, Camilo, de Aquilino ou mesmo de Torga, podia esperar-se um enriquecimento mental e uma maior ginástica da moleirinha das crianças, mas hoje, e como a Isabel bem sabe, a Escola tem que ser uma festa... Pois se não os pequenitos aborrecem-se muito.

      Eliminar
  5. Não conhecia a segunda palavra. Há muita gente que usa palavras "antigas" e em "desuso". Mas a minha filha usou hoje correctamente a palavra "réplica" e deixou-me admirada :-) Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom sinal, e uma excepção que me enche de júbilo..:-) Nem tudo se perde.
      Boa tarde!

      Eliminar
  6. Bom dia
    Cada vez mais se facilita, para não "traumatizar". Como se belas palavras fizessem mal a alguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "enriquecimento" requer trabalho. A maturidade pressupõe experiências, às vezes, sacrifícios - só assim se cresce.
      Uma boa semana!

      Eliminar