domingo, 17 de agosto de 2014

Personagens - a nitidez e a medida


Na ausência de feições visíveis ou de uma caracterização física e psicológica bem impressiva, num romance com grande número de personagens, o pobre do leitor (e muitas vezes isto me acontece) corre sempre o risco de se perder no labirinto, não conseguindo seguir, com precisão no fio narrativo, os nomes e as acções de cada um dos vários intervenientes, associadamente. Tudo, porque o autor não teve, talvez, nem a noção do equilíbrio, nem piedade para com o Outro - ser humano que o viesse a ler.
A maior parte das vezes, embora pareça ter o cuidado e a preocupação de nunca se exceder no número de figuras dos seus romances, Georges Simenon consegue que o leitor, son semblable, son frére, quase nunca se perca no enredo das suas obras. É essa - parece-me - uma das marcas de água por onde é mais simples reconhecer a qualidade e solidez de um bom ficcionista. Ou seja, não perder a noção real do mundo exterior que o rodeia.

5 comentários:

  1. A primeira vez que li Doutor Jivago tive de fazer a correspondência entre os vários nomes por que era chamado o mesmo personagem - uma característica muito russa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ter problemas bicudos com mais esta, actual, tentativa de leitura de "Guerra e Paz"...
      Será dos russos?

      Eliminar
  2. Isso dos nomes às vezes é uma complicação! Às vezes aponto-os para não me baralhar, com uma nota de parentescos e outras pequenas notas. E depois "invento" nomes, porque os leio à minha maneira, quando são nomes complicados, que nem sei ler...

    Espero que consiga ler "Guerra e Paz". Tenho-o para leitura, mas por enquanto não lhe pego.

    Um bom dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com algumas, porventura instintivas, resistências, a leitura de "Guerra e Paz" tem andado, mercê de aplicação e disciplina..:-) Mas lá vem a complicação dos muitos nomes: só principes e princesas, são inúmeros. E o difícil é não me perder.
      Votos de um bom dia de aniversário. E parabéns!

      Eliminar