segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Divagações 71 (com as aves e os 4 pontos cardeais)


Constato, através do sitemeter, que um cibernauta, muito provavelmente do Norte, gastou, perdulariamente, 54 segundos do seu precioso tempo, no poste "Bach / Landowska / Menuhin" (15/8/2014), que dura 6 minutos e 7 segundos. E lembrei-me de Eugénio de Andrade e dos seus versos: "Boa noite. Eu vou com as aves!"
Verifico, pelo perímetro que alcança o meu olhar, que não há mais do que 6 andorinhas em redor. E não terá havido muitas mais este Verão. Que as mais ousadas, ou exigentes, já terão emigrado para Sul.
Os meus braços acusam, pelas 20h45, a aragem fria deste mês de Agosto, na varanda a Leste. Não apetece ficar. Mas, pelas notícias da Alemanha, todo este mês tem chovido na Renânia-Vestefália. Por isso, não há muito que reclamar, seguidores que somos, e bons alunos, da batuta germânica.
São quase horas das gaivotas altas, vindas do lado Este, rumarem ao Atlântico, no azul já pálido do céu. Mas hoje não vi nenhuma: devem, também, ter emigrado, todas, para as Berlengas, que já acolhem 30.000 casais! Vi, entretanto, dois estorninhos outrabandistas meio-despistados, e o que julgo ter sido um peneireiro, que seguiu para Oeste. Só as castas e tímidas rolas se vão entretendo por aqui, apesar do frio. E da noite, que começou a cair.

4 comentários:

  1. Para mim, ainda bem que as noites estão frescas porque senão as casas já estariam quentíssimas. Os dias têm estado quentinhos demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ontem comentámos que, esta fresca ao fim do dia, torna o verão mais ameno e agradável, dentro de casa.

      Eliminar
  2. Este ano também tenho visto menos andorinhas.
    O prédio ao lado do meu, que tinha muitos ninhos, foi lavado, tiraram os ninhos todos e infelizmente as andorinhas não voltaram.( Os moradores do prédio não dizem infelizmente...)
    O Verão por aqui ficou um bocadinho mais triste, mas enfim...

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há, na verdade, menos andorinhas e será, talvez, porque o verão veio tarde e pouco intenso de calor. Mas temos por aí excessivas pombas e gaivotas...
      Boa tarde!

      Eliminar