sexta-feira, 28 de abril de 2017

Uma fotografia, de vez em quando (95)


Nascido a 26 de Março de 1927, em Deal (Kent), o fotógrafo inglês Harold Chapman teve diversos empregos indiferenciados, em Londres, até ter decidido ir para Paris, onde se concentrou na profissão que o havia de fazer conhecido. No ano passado, o Centre Pompidou (Paris) fez uma exposição da sua obra, sobretudo na temática da Beat Generation.



Acontece que, quando foi viver para Paris, se hospedou num hotel barato (mais tarde re-nomeado, por aquele facto), onde também viviam várias personagens dessa geração: Ginsberg, Orlowsky (ambos representados na terceira foto do poste), William Burroughs, Gregory Corso...
Harold Chapman prepara, presentemente, uma retrospectiva de toda a sua obra, compreendendo mesmo alguns instantâneos da sua fase inicial, em Londres, como a fotografia que se segue, captada no já longínquo ano de 1955.


5 comentários:

  1. Boa tarde!
    às vezes fico a pensar como é que há pessoas que olham pela mesma objectiva que eu e no entanto conseguem obras de arte... Não pode ser só treino e objectiva!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O justo enquadramento e a sensibilidade visual, devem ser fundamentais, mas eu penso o mesmo, que afirma, quanto às minhas fotos..:-)
      Uma boa tarde!

      Eliminar
  2. Óptimas fotos. As expressões estão fantásticas.

    ResponderEliminar
  3. Uma exposição a não perder, infelizmente raramente chegam a Portugal as exposições dedicadas à fotografia. Recordo-me da primeira vez que fui a Paris, três dias depois de me casar e descobrimos que tínhamos caído no mês da Fotografia:)
    Votos de um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucos organismos ou instituições a interessarem-se pela fotografia, realmente, em Portugal. Havia o ex-BES que até promovia o Bes-Photo, Banco que até tinha um acervo de qualidade, em matéria de fotografia. Creio que não está acessível ao público...
      Retribuo, cordialmente, os votos!

      Eliminar