quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mercearias Finas 81


Recentemente, ao fazer acompanhar um Bacalhau à Brás, doméstico, de um simples, mas honesto Regional Tejo, branco (castas Fernão Pires e Arinto), reparei que, no contra-rótulo, o produtor aconselhava que o vinho fosse bebido com comida indiana, japoneza ou chinesa. Aproveitando, decerto, este nicho de mercado, que não será despiciendo. Lembrei-me da minha iniciação na comida chinesa que, insolitamente, ocorreu em Bona, no já longínquo ano de 1963. Provavelmente, terei bebido cerveja...
Depois, e já em Lisboa, reincidi várias vezes mas, como até hoje, a carta de vinhos dos restaurantes chineses (médios) é exígua e estandardizada, não há muito por onde escolher. Aparecem, quase sempre, os canónicos Mateus Rosé, o Casal Garcia e o Gatão ou Lagosta. Às vezes, e nos últimos tempos, estende-se ao JP (maioritário na casta Fernão Pires), da Península de Setúbal, e pouco mais. Tenho feito a opção por este último, mas nem sempre me parece que seja a escolha mais acertada - não há grandes alternativas.
Mas também é certo que se me perguntassem qual o vinho ideal para acompanhar comida chinesa, eu teria extrema dificuldade em aconselhar. Água, chá ou coca-cola é que não!...

6 comentários:

  1. Mas com um mesa destas...
    Quando não tenho companhia para o vinho, bebo chá de jasmim. Mas os dois chineses onde vou mais frequentemente têm outras marcas de vinho.

    ResponderEliminar
  2. São de fora..:-))
    Tenho resistido ao chá.

    ResponderEliminar
  3. É de facto, difícil de conjugar com vinho. Tenho alguma predilecção, provavelmente discutível. por acompanhar comida chinesa com um branco aromático e pouco seco, estilo Chardonnay ou Viognier do Novo Mundo, de preferência chileno ou argentino. Não tenho fácil acesso a bons vinhos portugueses no dia a dia, onde vivo, nem sou conhecedora de vinhos. Mas a conjugação de sabores agrada-me. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parecem-me boas opções e, hoje em dia, um Arinto de Bucelas (Caves Velhas, Prova Régia...) creio que também não iria mal. Há comidas que também me causam dificuldades na opção dos vinhos: o pato, por exemplo.
      Obrigado pela sua visita, Ana.
      Saudações cordiais!

      Eliminar
  4. Agradeço a sugestão e tomo nota. Descobri o seu blog muito recentemente e tem sido um prazer lê-lo. Cumprimentos, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um gosto. Agradeço as suas palavras, que são sempre um estímulo nestas andanças bloguistas.
      Seja sempre bem-vinda, cordialmente,
      Alberto

      Eliminar