sábado, 18 de janeiro de 2014

Da Janela do Aposento 42: Em louvor da nossa linguagem



[para consulta em: BNP, purl.pt 120, ex. incompleto]

No meio de consultas várias somos, por vezes, obrigados a "sair da direita estrada", metendo-nos por "semideiros escusos", como dizia Fernão Lopes. Foi o que me aconteceu hoje.
Entrei pelos "semideiros" das Gramáticas e demorei-me, sobretudo nas duas primeiras. A de Fernão de Oliveira, de 1536, na imagem acima e, de seguida, na de João de Barros, na edição de 1540, impressa por Luís Rodrigues. 


[para consulta em: BNP, purl.pt. 12148]

Não resisti, pois, a reproduzir o início da Grammatica da Lingua Portuguesa, de João de Barros, porque reencontrei essa magnífica imagem do "iogo de enxedrez" para explicar a existência das duas classes, nome e verbo, comparando-as a dois reis. Aliás, o meu gosto pela leitura de Gramáticas reside, essencialmente, no prazer de encontrar métodos e formas diferentes para explicar a mesma matéria.
Confesso, no entanto, que prefiro as gramáticas antigas, porque têm o mérito de se cingir ao essencial, deixando para os especialistas o acessório.
Assim, da minha "janela do aposento" já posso olhar, distanciada, para uma deriva linguística com que pretendem encher a cabeça das pobres criaturas.
É pena que ninguém lhes fale da existência de dois reis, o nome e o verbo, "comque o nósso intendimento reçebe as mais das cousas" !

Post de HMJ

4 comentários:

  1. Por uma dessas grandes coincidências a que os surrealistas chamavam «acaso objectivo», estava a acabar de ler e a preparar para publicação breve no meu «blog» uma citação de Fernão de Oliveira, na sua «Grammatica da Lingoagem Portuguesa», quando precisamente li esta sua mensagem. O pedaço de prosa em questão é uma delícia, e os nossos promotores do «Acordo» ortográfico deveriam ser obrigados a repeti-la, como as criancinhas na primária, vezes sem conta virados para a parede. Infelizmente, parece-me é que para consultar a primeira edição, cá em Portugal, só mesmo com deslocação à BN...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      agradeço o seu comentário e acrescento a seguinte informação. Não é preciso deslocar-se à BNP, já que existem muitas obras, e sobretudo das edições prínceps, que constam da BND (= digital). É preciso entrar na página da BNP, clicar na BND, na barra em cima, e pode escolher para ver por: autores, títulos, anos. Lá encontrará as primeiras edições das nossas primeiras "Grammaticas". Depois é só preciso gravá-las e, caso precise, mandar imprimir. Infelizmente, a Grammatica de F. de Oliveira está incompleta, Desconheço o motivo, pouco frequente. Mas existe uma edição fac-similada da BNP, acessível a um preço em conta.
      E boas leituras para o espólio da BND. O mundo digital tem destas maravilhas !

      Eliminar
  2. Obrigadíssimo pelo seu conselho, que vou já seguir.
    Desejo-lhe uma boa noite.

    ResponderEliminar