sábado, 29 de junho de 2019

Miqui, a Dª Leocádia e Montaigne


Dona Leocádia é uma condómina estimável e idosa do meu prédio, apesar do seu gato preto ser irreverente e indisciplinado. Ainda hoje, ao fim da tarde, encontrei a pobre da senhora aflita, à procura do Miqui, que se escapulira por uma nesga de porta aberta que a dona Leocádia entreabrira para assinar a recepção de uma carta registada.
O pequeno felino parece divertir-se a desinquietar e pregar partidas à dona septuagenária, que lhe tem um carinho especial e que - julgo eu - o trata com imenso desvelo. Quando ela me perguntou : Não viu o meu gato preto?, eu senti um aperto de solidariedade no coração, mas lembrei-de, também, de uma frase de Montaigne, inserta nos Essais.
E que diz assim: Qui sait si ma chatte ne tire pas plus son passe-temps de moi que je ne fais d'elle? *
Até porque não tenho muitas dúvidas que alguns donos são autênticos escravos dos seus animais de estimação.


* Ora traduzamos, liberrimamente : "Quem sabe se a minha gata não tira muito mais proveito de mim, como passatempo, do que eu, dela."


9 comentários:

  1. Ainda não consegui entender o que leva as pessoas a aceitar de um animal o que não aceitariam dos seus congéneres: que os preocupem e gastem horas à volta deles tratando-os com o cuidado e atenção que não dão aos humanos que os rodeiam. A saúde dos bichos dá-lhes mais que fazer que a dos familiares próximos. O mundo tende a virar-se ao contrário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão que eu queria destacar não era a preferência que alguns seres humanos têm pelos animais, em prejuízo dos outros seres humanos. Que essa já Sarte abordou, e bem.
      Mas a estultícia pueril que, dos horizontes apoucados, lhes acaba por dar uma importância maior, no nosso tempo. E que contribuiu para o crescimento exponencial de um partido cuja ideologia oportunista não ultrapassa o rés-do-chão da indigência humana e mental.

      Eliminar
    2. Errata:
      onde escrevi "Sarte", queria escrever: Sartre.

      Eliminar
  2. Parece-me que Montaigne viu muito bem a relação dos gatos com os seus donos.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A perspicácia de um grande pensador!
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  3. Ora a D. Leocádia tem um gato Miqui. Espero que ele nunca conheça o canário Miqui da Isabel...
    Lembro-me do gato da minha sobrinha que estava por uma manhã ao cargo da minha mãe e que consumição foi quando o bicho se esgueirou... eu e minha mãe a chamar o dito bichano para que a mocinha não entristecesse caso a perda fosse definitiva... só consigo mesmo gostar dos bichanos da banda desenhada.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O canário da Isabel é Migui, se calhar de Miguel; o gato da dona Leocádia é Miqui, provavelmente de Mickey. Pela distância, o mais provável é que nunca se encontrem, felizmente.
      Também não sou muito amigo destes felinos: tive uma Violeta, de minha Tia, que me arranhou na infância...
      Boa semana.

      Eliminar
  4. Ah!Ah!Ah! Pois eu também espero que nunca se encontrem, para bem do meu canarito!
    Gosto de gatos e até já pensei ter um, mas sou demasiado preguiçosa para ter gatos ou cães. Até o meu Migui me dá demasiado trabalho! Um simples passarinho faz uma sujidade impressionante! Mas agora já não me consigo desfazer dele, até porque a minha mãe também gosta muito dele.

    A bicharada dá trabalho, mas uma pessoa afeiçoa-se...

    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, há que limpar as cascas...
      E não se esqueça de lhe dar uns borrifos de água, para o lavar, bem como cortar~lhe as unhas que, muito compridas, podem ser perigosas para ele.
      Boa semana.

      Eliminar