sábado, 4 de fevereiro de 2017

Curiosidades 61


Abrem-se os telejornais e não há notícia dele que falte, folheiam-se os jornais portugueses e logo 2 ou 3 cronistas se debruçam sobre a última do King Kong norte-americano, numa sofreguidão plumitiva de que eu já estou fartíssimo. E, isto, para não falar da monocultura das redes sociais desmioladas ou com falta de assunto mais elevado - situação que é recorrente. Uma extrema cacofonia cacarejante, enfim...
Muito mais, gostaria eu de saber como e porquê o dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) veio, a partir dos anos 60, passar vários meses de férias a Portugal. Porto Santo e Funchal, mas também o Algarve foram destinos procurados. Mas o escritor não se ficou por aí: ...Beckett read the poetry of Fernando Pessoa, swam and studied Portuguese grammar..., segundo nos informa David Wheatley, no penúltimo TLS (nº 5938).
E esta, hein? - como diria o Fernando Pessa, de boa memória.

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Isto tem sido um massacre...
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
    2. Mas tem sido de ficar atarantado com tanta idiotia do King Kong...

      Eliminar
  2. Desconhecia esse gosto de Beckett por Portugal. Mas conheço-o mal. Muito mal, mesmo.
    Bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava de ter sabido mais... Mas o artigo sobre a correspondência de Beckett, pouco mais adianta.
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Concordo em absoluto consigo. Os Media estão a revelar-se de uma pobreza cultural desconcertante. Desconhecia esta passagem e estadia de Samuel Beckett por Portugal e o seu interesse em Fernando Pessoa.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dá-me ideia que isto está para durar, até porque os erros políticos vão sendo uns atrás dos outros...
      Esqueci-me de referir que Becket também andou por Cascais. Infelizmente, creio que não haverá (?) testemunhos portugueses sobre estas férias do dramaturgo, por cá.
      Retribuo cordialmente os votos.

      Eliminar
  4. Pois...foi de certeza uma presença interessante e interessada. Ou não voltava. Parece-se um bocadinho com o ET, o dramaturgo.

    ResponderEliminar