segunda-feira, 27 de julho de 2015

O quintal-bonsai


Conheci alguém que se sentava, ao fim da tarde, num banco de madeira, a contemplar, com delícia provável, o progresso da Natureza e o resultado do seu trabalho, na pequena horta familiar. E, vê-lo assim em contemplação silenciosa e feliz, fazia-me recordar a velha fotografia emblemática de Alexandre Herculano, em Vale de Lobos, derreado aparentemente, e sentado num cesto vindimeiro, em abandono relaxante, depois do trabalho agrícola. Convém lembrar que o nosso grande historiador produzia, na sua quinta, o melhor azeite português, na altura.
A Norte, no minifúndio secular, o meu quintal de infância era minúsculo: couves tronchas, alguns tomates, ameixas vermelhas deliciosas que, quando a árvore secou, foram substituidas por limões (...fruto de inverno/ por onde passa/ o verão.), escassas alfaces tenras, porque o terreno era muito limitado, embora fosse tratado com zelo exemplar por minha Mãe e pela sacrificada Maria.
Agora, ainda é menor o espaço, mas as emoções não se alteraram muito. Ao ver estes poucos e pequenos, lindos tomates, as pequenas azeitonas a crescer, os três limões rugosos, na varanda a leste, posso afirmar, sem vergonha nenhuma, que me sinto feliz.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Maravilha!
    Um dia destes vou mostrar dois pimentinhos vermelhos. :)

    ResponderEliminar
  3. Bem bonitos!
    E também já vi os pimentos da MR:) lá no Prosimetron:)

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
  4. Uma hortinha de respeito e encantadora! Parabéns!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. Uma hortinha de respeito e encantadora! Parabéns!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Atendendo ao espaço, é bem aproveitada..:-)
      Boa noite!

      Eliminar