quinta-feira, 16 de junho de 2011

Civilidade (12) : conversação ao jantar


Do "Manual de Civilidade e Etiqueta" (1898), de Beatriz Nazareth, registem-se alguns conselhos aos convidados para jantar:
"...Depois de sentados tiram as luvas, que mettem na algibeira. Antes de começar a comer entabola-se uma conversação pittoresca. Os amphitryões esforçam-se por conduzir a conversação sobre assumptos neutros, mas agradaveis e alegres, quanto possivel. As artes, a litteratura, as viagens, etc, fornecerão a matéria. Desviar-se-ha cuidadosamente a política, objecto d'aborrecimento, para as senhoras e de má digestão para os homens."

7 comentários:

  1. Julgo que é precisamente por falta de discussão ao jantar que a política anda tão "atrasada" comparada com as "artes, a litteratura, as viagens". Mas provavelmente a Sra. Nazareth estava a defender os interesses dos seus ao difundir estas "leis internacionais do politico correctismo". Tenho dito!

    ResponderEliminar
  2. E disseste bem!
    Ressalve-se o contexto, que é da Monarquia. Mas os tempos que correm não desmerecem o conselho...

    ResponderEliminar
  3. Quem ganhou muito terreno foram também os "Esportes", mais conhecidos como futebol, embora tenham os mesmos efeitos nas digestões e macem as senhoras. Porque será. Abr.

    ResponderEliminar
  4. O lado pedestre, meu caro ms, aumentou grandemente nestes últimos anos: vai-se trabalhando mais com os pés do que com a cabeça, embora as cabeçadas já venham de longe...Mas não estou seguro de que as Senhoras e as Ninfetas se macem ou aborreçam com o esporte dos pés, porque ultimamente enxameam nas bancadas. Eu creio que a Humanidade caminha para androgenidade ou, pelo menos, para a massificação dos gostos e prazeres, numa aleluia quase divina e bovinamente satisfeita (desculpa-me o excesso de palavras e afilosofia barata...).

    ResponderEliminar
  5. :-) à citação e comentários.

    ResponderEliminar