quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sobre limoeiros


Do "Guia e Manual do Cultivador..." (1849) de José Maria Grande, passo a citar algumas informações:
"1593. Cultura do limoeiro, da limeira e da cidreira. O limoeiro (malus limonia B.), também da família das auranciaceas, é natural da Assyria, e da Persia. A sua transmigração para a Europa foi devida, segundo Risso, à invasão dos califas, e acha-se em toda a parte por onde estes cultivadores esclarecidos foram passando antes de chegar ao seio do continente europeu. Os cruzados foram quem depois o introduziram na Italia, d'onde veio algum tempo depois para a Hespanha, e em 1400 para a França.
1594. Cultivam-se nos pomares e nos jardins de quasi todo o reino muitas sub-variedades desta interessante planta, sendo as principaes o limoeiro que tem polpa doce; o que a tem acida ou agridoce; o de fruto quase oval; e o de ponta mamillosa. O limoeiro é uma planta arborescente de ramos vergonteados, flexiveis, ordinariamente espinhosos, com folhas obliquas, peciolos alados, flores exteriormente arroxadas, e fructo liso ou rugoso, com vesiculas concavas. ..." 

4 comentários:

  1. Este "limoeiro" de polpa doce deveria dar mais laranjas do que limões...! Pela forma como é descrito o amargo, leva-se à forma da laranja... Será que o autor não fazia a diferença, no nome?

    ResponderEliminar
  2. Como não sou especialista na matéria, a resposta terá de ser de amador, JAD. Há várias páginas, no livro, sobre as laranjeiras (mais do que sobre limões). E é verdade que já vi limões quase redondos, mas as mais das vezes são ovais, na forma. Das laranjas, diz o livro que as há: "azeda, franca da China, a de Malta, a tangerina (?), a de polpa roxa, a de fructo rugoso, e a multiflora." Julgo que, no séc. XX sobretudo, se acentuou a enxertia (que o livro anota, aliás)provocando um hibridismo que, às vezes,nos confunde. Os limões do meu limoeiro, por exemplo, não são muito ácidos, e são muito sumarentos. Terão sido enxertados em laranjeira?, é a minha dúvida. Porque os frutos de outro limoeiro, na família, são totalmente diferentes no sabor, na forma (muito mais alongados) e na parca produção.

    ResponderEliminar
  3. Os cruzados? No caso da Península Ibérica, para mim seria mais lógico que tivessem sido os califas a trazer as árvores...
    E tem razão quanto à enxertia. Creio que os limões da casa da minha mãe (que são como os seus) são de árvores com enxertia.

    ResponderEliminar
  4. Também sempre pensei que tinham sido os árabes que tinham trazido os limoeiros para Portugal. Seja como for, abençoadas enxertias!

    ResponderEliminar