quinta-feira, 23 de junho de 2011

Em defesa da Grécia


Escolhi, de propósito, uma imagem do antigo chanceler Helmut Schmidt mais antiga. De facto, o seu envelhecimento físico é apenas um "acidente de percurso". Quem nos dera, a nós e aos povos europeus, dirigentes políticos tão lúcidos, tanto no plano humano como nas áreas indispensáveis ao destino comum: o domínio da história, da economia, da política e, sobretudo, da lucidez.
Mais uma vez, e com o peso da experiência, da autoridade e idade, Helmut Schmidt publicou, a 22.6.2011, um artigo no DIE ZEIT. Brilhante, na defesa da História dos povos europeus e, sobretudo, da Grécia! Lufada de ar fresco no meio de discursos confrangedores, de "pequenos Helderzinhos", a quererem dissertar sobre o destino de povos, cuja História, Cultura e Geografia ignoram por completo.
Helmut Schmidt é desassombrado na sua crítica, e valha-nos a verdade. A Comissão Europeia e os Mininstros das Finanças "dormiram" enquanto a crise avançava. Quanto à Alemanha reconhece que tem a faculdade para intervir, falta, no entanto, capacidade de decisão e vontade. Nem mais !
Relembra, e bem, o que seria a Europa sem a herança grega. Acrescentamos nós, o que seria o centro da Europa sem os descobrimentos de outros mundos por parte de países ora chamados "periféricos"
De facto, e aproveitando o pensamento de Helmut Schmidt, a Grécia faz parte de nós - europeus. Nessa "virtus" não terão lugar, certamente, todos aqueles que vivem, em proveito próprio, para o imediato, reinventando a usura.

Post de HMJ

2 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário e, implícita, a "nossa" estima por um "velho" político com letras grandes.

    ResponderEliminar