domingo, 5 de junho de 2011

Juvenília (11, Addenda) : A Guerra dos 6 dias

O Conflito Israelo-Árabe continua activo. De outra forma, mas com os contornos bélicos que, há 44 anos, se iniciou a chamada Guerra dos 6 dias, entre Israel, o Egipto e a Síria. Eu tinha lido a notícia no jornal da manhã e, à tarde, no autocarro que me levava das Avenidas Novas para os Restauradores, uma lenga-lenga começou a nascer-me na cabeça. Estava viva também a Guerra do Vietname. E, muito mais próxima, a Guerra Portuguesa de África que me dizia respeito, e à minha geração. São coisas que se não esquecem...
Três semanas depois, Mário Castrim achou que o poema Cântico de Paz merecia a honra de figurar na primeira página do DL-Juvenil. Foi assim publicado no jornal, a 27 de Junho de 1967. Mas a Guerra continua... 


2 comentários: