quarta-feira, 15 de junho de 2011

No Reino da Estupidez - Novos Protagonistas

Uma libertação recente colocou-nos fora de um espaço em que a ignorância se tornava cada vez mais atrevida, sem solução à vista, nomeadamente no que ao regresso a uma saudável humildade perante o saber diz respeito.
Sem inversão da tendência, a ausência dessa saudável humildade progride, para o grau de ensino/idade superior, transpondo, assim, a porta da ignorância básica para as criaturas entrarem no Reino da Estupidez, certificadas. No entanto, muitos desses novatos protagonistas no novo Reino nem sequer se aperceberam do tipo de "Barca" que escolheram. Desfazendo as imagens poéticas, destacamos, mais uma vez, estas empresas/organizações financeiras, aparentemente "omni-infalíveis", que nos inundam com as suas classificações "omnipotentes".
Hoje, de acordo com o Diário Económico, foram uns economistas, i.e., gente certificada, da Charles Stanley (com pergaminhos desde 1852!) e da High Frequency Economics que se enganaram nas contas sobre a dívida portuguesa. Para memória futura ficará a imagem de, pelo menos, uma dessas organizações a precisar de boas lições básicas na arte de fazer "contas":


A foto, tal como o algodão, não engana! Por ignorância na matéria financeira, não sabemos o que tais enganos poderão custar a um país. Talvez economistas, com cadastro de Ministro de Finanças, aproveitem para esclarecer os cidadãos em crónicas futuras.
Ora, o dia não terminou sem outra prestação indigente, no que ao domínio da língua inglesa diz respeito, de um formado em gestão, em terras alemãs. Aqui temos a sua imagem, embora muito mais novo:


O "Betriebswirt" Robert Halver falava, nas notícias da SIC, sobre a crise grega. Sem querer comentar o tom perverso desses protagonistas certificados, não podemos passar por cima da pronúncia do formado em gestão, semelhante às primeiras balbuciadelas de menino da primária, no que ao idioma de sua majestade diz respeito. Não obstante o extenso "curriculo" profissinal do referido senhor na página do Baader Bank, de Frankfurt/Meno e de que nunca ouvíramos falar, aconselhamos o seguinte.
1 - Enquanto não se dominar uma língua estrangeira, aconselha a prudência que se fique calado.
2 - Se não se aprendeu, com professores capazes, a História da Antiguidade Clássica - como a grega -, nem se prestou atenção aos ensinamentos básicos de Geografia - da Europa - convinha documentar-se antes de falar.
No que se refere à educação básica e superior, parece que, também neste domínio, a Alemanha já não é a mesma!

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário