domingo, 26 de junho de 2011

Leituras Antigas XXXIV : Enciclopédia pela Imagem

 
Esta colecção de pequenos livros, que tenho incompleta, foi indiscutivelmente a minha primeira enciclopédia, antes ainda de "Le Petit Larousse" (poste de 28/1/2011), comprado em 1959.
Os livrinhos, intensamente ilustrados a preto e branco - só as capas eram a cores - abordavam grande número de assuntos: de História a Ciências, das Artes à Literatura, etc. Comprei apenas os livros cujos temas mais me interessavam, para os tentar conhecer melhor. Eram a versão portuguesa traduzida da congénere, original, editada pela Livraria Hachette, de Paris. Embora também houvesse volumes totalmente portugueses, especializados, de temas nacionais: "As Lutas Liberais", "O Exército Português"...
No nosso país, foram editados (anos 40? 50?) pela Livraria Chardron / Lello & Irmão, Lda., do Porto. Inicialmente, os voluminhos julgo que custavam Esc. 12$50, mas foram sendo mais caros, com o tempo. Os últimos que comprei ("As Aves" e "O Nosso Mobiliário") já foram vendidos a Esc. 40$00, em meados dos anos 60 do século passado.

3 comentários:

  1. Li alguns. Lembro-me do «As lutas liberais» e de outro sobre «O Marquês de Pombal».

    ResponderEliminar
  2. O d'"O Marquês..." não tenho eu.

    ResponderEliminar
  3. E eu pensava que tinha, mas afinal...

    ResponderEliminar