sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cromos 18 : História de Portugal


Produção, integralmente nacional, da Agência Portuguesa de Revistas, numa edição do Mundo de Aventuras, a colecção da História de Portugal era composta de 203 cromos e a caderneta custava Esc.4$00. O texto era de António Feio, com ilustrações de Carlos Alberto, e a colecção foi impressa na Fotogravura Nacional Lda..
Foi, seguramente, a colecção de cromos que mais impacto e sucesso teve entre os infantes e adolescentes da minha geração. E graficamente era também muito sedutora. É certo que o respeito e o amor à Pátria  nos eram incutidos na Escola e em casa. Nos actos públicos, nos rituais de efemérides e comemorações, e pela propaganda do Estado Novo - cada um tomava o que queria...
Em doses equilibradas, lamento que se tenha perdido esse respeito, e alguma admiração, pelo passado de Portugal. Mas, o que mais me perturba é a ignorância que grassa, em tanta gente, sobre a História de Portugal. Não a cega devoção pia sobre o passado, mas uma visão crítica, mas também orgulhosa sobre a Pátria e aqueles que contribuiram para a sua consolidação como País. É que só assim conseguiremos construir, com identidade própria, o nosso Futuro.

2 comentários:

  1. Muito obrigado, MR, também foi o que pensei. E continuação de uma boa estadia, por aí!

    ResponderEliminar