sábado, 18 de maio de 2019

Retratos (23)


Desta vez, o retrato é dúplice, porque os Mascarenhas eram gémeos. Foram meus colegas de proximidade e carteira, no 1º e 2º anos do liceu. Vinham de fora, de uma pequena vila na proximidade da cidade. Vestiam de igual, um pouco à campesina nos tecidos grosseiros, mas sempre de fato e gravata, excepto no Verão. E cercavam-me na numeração escolar, a mim, que era o nº 2. Antecedia-me o Abel Artur, e o Artur Abel detinha o número 3. Eram ambos muito bons alunos, mas o Artur levava a palma ao Abel em quase todas as disciplinas.
A partir do primeiro mês de camaradagem, na turma C, nunca mais tive dificuldade em os distinguir, embora grande parte dos colegas liceais os confundissem, com frequência. Em traços, natureza e feitio, era possível identificar cada um deles. Mas até os próprios professores, às vezes, lhes trocavam os nomes, para gaúdio e galhofa discretos de alguns de nós. Que me lembre, só o dr. Carvalho (de Francês) e a Dra. Maria Estrela, professora de Matemática, atinavam sempre com os seus nomes correctos, para nossa admiração.
Analisando, hoje, a questão de eu os distinguir bem, chego à conclusão que o Artur era mais masculino de aspecto e mais agressivo no trato. O Abel mais compassivo e feminino, pelo rosto glabro mais suave das expressões e pela voz.
Lembrei-me deles, recentemente, ao ver na televisão as duas gémeas Mortágua - a Joana e a Mariana, ambas deputadas do BE.

6 comentários:

  1. Tenho umas primas gémeas, que na pré-adolescência sá as conseguia distinguir pela voz:-)
    Hoje em dia é fácil.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em proximidade, foram os únicos gémeos que conheci, na vida.
      Retribuo os votos.

      Eliminar
  2. Gostei do cruzamento da pintura com o texto. Já conheci alguns gémeos. Alguns quando dei aulas (duas miúdas que eram iguais, dois rapazes que eram o oposto, entre muitos outros). Bom Sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Klee é sempre uma tentação..:-)
      Pois é, às vezes as diferenças são notórias, até na altura.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. A imagem é muito bonita e apropriada ao tema.
    A minha mãe era gémea e igualsinha à irmã.
    Para mim é sempre um pouco estranho duas pessoas iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, tenho gosto em acertar...
      Que curioso, ter um caso de proximidade familiar.
      Pelo menos de início, para mim, também os manos gémeos Mascarenhas foram insólitos.

      Eliminar