terça-feira, 14 de maio de 2019

Curiosidades 74


De Victor Hugo (1802-1885), quem se interessa por literatura, sobretudo francesa, saberá decerto o essencial. Se o escritor foi sucinto e simples no título de uma das suas obras mais conhecidas (Notre-Dame), nas traduções é rara a língua em que não lhe acrescentaram um apêndice espúrio, denominando-a "O Corcunda de Notre-Dame". Assim aconteceu, e acontece, na versão inglesa, por exemplo, e nas traduções em português. Talvez por pensarem as editoras que a obra seria assim mais apelativa para o potencial leitor estrangeiro.
O romance foi publicado em França, no ano de 1831. Victor Hugo - talvez nem toda a gente o saiba -, ocasionalmente, pintava. É desse mesmo ano (1831), um desenho-pintura a carvão de Notre-Dame. Se o fez antes ou depois de escrever o referido romance, é que eu, com rigor, não o posso dizer. Mas inclino-me para a primeira hipótese, no sentido de ter um apoio inspirador e concreto para essa obra.


5 comentários:

  1. Nunca li o livro (vai para a minha lista) e o desenho é interessante. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma espécie de variação de "a bela e o monstro", de tom dramático, entre um perverso clérigo, a bela cigana Esmeralda e Quasímodo, o corcunda-sineiro da igreja de Notre-Dame.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Notre-Dame de Paris foi começado a escrever em 25 jul. 1830 e terminado em 15 jan. 1931. Mas depois havia a revisão de provas e às vezes V. H. fazia uns bonequinhos nas margens das provas. Pode também ter pintado a aguarela num papel à parte.
    Em 2002 a BnF fez uma grande exposição sobre Hugo em que mostrou muitos desenhos e pinturas, mas a que reproduz aqui não está no catálogo que publicaram e de onde tirei esta informação.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Não creio que o desenho-pintura de V. H. tenha sido feito na marginália do manuscrito ou mesmo nas provas, posteriores. Parece-me trabalho independente do escritor, embora eu não tenha a certeza absoluta.
      Quanto à geminação, força com ela!
      Bom dia.

      Eliminar