sábado, 29 de julho de 2017

Mercearias Finas 124


Como as donas de casa costumam fazer, anualmente, as limpezas de Primavera, arejando a casa, também eu, como adegueiro doméstico, tenho por hábito, fazer a limpeza de vinhos brancos (mais antigos), pelo meio do Verão. Antes que eles fiquem passados de todo e imbebíveis. Que os tintos são mais longevos, habitualmente e se forem bons.
Calhou, anteontem, a vez a um Colheita seleccionada, branco, 2006, da Adega de Pegões, que já tinha muito pó na garrafeira, e era o dux veteranorum. Por essa altura, Jaime Quendera pontificava, sabiamente, por lá, como enólogo. Era trunfo a favor, mas os 11 anos de vida desse Branco (castas: Arinto, Chardonnay e Antão Vaz) acentuavam o meu cepticismo.
Mas a rolha saíu inteira, sinal positivo, e o pé era pouco - nem foi preciso decantar este Branco com 14º, bem medidos de pujança.
E foi uma agradável surpresa. Velho na cor (amarelo carregado), com aroma distinto e sabor ameno. Tinhamos massas italianas com carne picada, a que HMJ agregou, inspiradamente, folhas de aipo e uns restos de brócolos. E o vinho de Pegões combinou bem. O melhor estava, no entanto, para vir, quando encetámos a sobremesa: figos e umas lascas de meloa algarvia, entre o doce e o apimentado. O Pegões branco de 2006 mostrou aí toda a sua raça e subtileza longeva. Parecia um Sauternes dos bons  ou um Colheita Tardia de grande qualidade. Sobressairam sabor e doçura comedidos. Deus o abençoe - que já se foi, neste Verão de 2017.

10 comentários:

  1. Mais um poste requintado. Mercearias finíssimas!.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por incrível que lhe pareça, eu "ganho outra voz" quando começo qualquer poste de "Mercearias Finas"..:-) Mas também não sei explicar porquê.
      Obrigado pelas suas palavras gentis.
      Um bom Domingo

      Eliminar
  2. Também gosto sempre de ler estas «Mercearias finas».
    E em relação aos comentários, deve ser porque o APS percebe da poda. :)
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Mas ontem, um Alvarinho (2010), de Anselmo Mendes, embora ainda bebível, não nos criou grande entusiasmo..:-(
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Mercearias Finas à parte, acho que nas suas "limpezas" não sofre tanto como as donas-de-casa! E então com este calor!...

    Desejo-lhe um bom domingo...com boas Mercearias Finas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, não se comparam.
      Muito embora, e como se trata de ir às prateleiras mais baixas, ao dobrar-me, a coluna se queixe bastante..:-)
      Bom fim de tarde!

      Eliminar
  4. Ah!Ah!Ah! Achei graça...pronto, também tem o seu sofrimento reconhecido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. A idade traz sempre limitações, mesmo aos que se julgam com saúde de ferro..:-)

      Eliminar
  5. Vale o sofrimento da limpeza, pelo prazer de tão belo sabor! Vou passar a estar mais atenta a estas "Mercearias Finas", porque embora sendo fiéis a um Branco que nos tem feito companhia às celebrações, variar de vez em quando também não é nada mau!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bucelas, Alvarinhos e um alentejano (Herdade Grande), brancos, são sempre boas escolhas, pelo Verão. Celebrando, ou não.
      Bom dia!

      Eliminar