quarta-feira, 26 de julho de 2017

Memória (115)


Passou recentemente (18 de Julho) o segundo centenário da morte da célebre romancista inglesa Jane Austen (1775-1817), efeméride que os seus compatriotas celebraram e vão continuar a celebrar por todo este ano, de forma diversificada e abundante, através de inúmeras manifestações culturais.
Surpreende-me sempre, de modo positivo, este concentrado amor dos britânicos às suas coisas nacionais e às suas figuras de referência. Que lhes permite, ainda hoje, publicar trabalhos e estudos com novas perspectivas, por exemplo, sobre a obra de Shakespeare ou de Turner. Por cá, e em relação às nossas figuras gradas, há, creio, muito mais desinteresse e esquecimento...
Mas não é só a elite e comunidade académica que se debruça sobre Jane Austen. O último TLS (nº 5964) dedica-lhe cerca de 1/3 das páginas, com abordagens novas e originais à sua figura e obra. Até o director do jornal inglês (Stig Abell) não se priva, no editorial, de publicar a lista, por ordem de preferência, dos romances de Jane Austen de que mais gosta. O seu favorito é: Pride and Prejudice. Seguem-se:

Persuasion
Sense and Sensibility
Emma
Mansfield Park
Northanger Abbey.

E confessa que foi um trabalho difícil e penoso estabelecer a preferência, porque gosta de toda a obra da romancista...

6 comentários:

  1. Os portugueses não são muito dados a reconhecer os seus
    artistas sejam eles de que arte forem. E tanta gente a merecer
    ser recordada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, somos pouco dados a retornos ao passado, e muito inflamados com as novidades efémeras, muitas das vezes estrangeiras...
      Parece que temos vergonha do que é nacional. E somos ingratos, geralmente...

      Eliminar
  2. Também gosto de toda a Jane Austen e os meus dois romances preferidos são Persuasion e Sense and sensibility por esta ordem; em realção aos restantes não sei. Talvez também Emma em 3.º lugar.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho memórias confusas sobre as leituras que fiz de Jane Austen, mas sei que não li a obra toda dela. E, por isso, tenho dificuldade em escolher preferências.
      Bom dia!

      Eliminar
    2. Depois fiquei a matutar que no topo da minha lista também está - claro! - Pride and Prejudice. :)
      E só li o que está traduzido.
      Bom sábado!

      Eliminar
    3. Na maioria dos casos é o título mais consensual.
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar