sábado, 22 de julho de 2017

Pequena história (47)

A relação de alguns músicos com o instrumento musical que praticam é, muitas vezes, quase doentia. Jacqueline du Pré (1945-1987) tratava o seu violoncelo por Ele, como se de um ser humano se tratasse; Ginette Neveu (1919-1949) foi encontrada, morta, abraçada ao seu violino, depois do acidente de aviação (Ilha de S. Miguel, nos Açores) que a vitimou.
No que diz respeito a violinos, o grande sonho dos seus executantes é tocar e vir a possuir um Stradivarius, marca homónima do grande e célebre fabricante desses instrumentos musicais, no século XVII. Esses violinos são, no entanto, muitos raros e caros. Jascha Heifetz (1901-1987) e Yehudi Menuhin (1919-1999), cada um, teve o seu, que muito estimavam.
A violinista sul-coreana Min-Jin Kym (1978), menina prodígio galardoada com o Prémio Heifetz, comprou, em 2000, um Stradivarius, por 1.200.000 libras inglesas. Infelizmente, em 2010, quando se encontrava a almoçar com o seu namorado, num restaurante de fast food, perto da estação de Euston (Londres), o estojo com o violino foi-lhe roubado. Seguiu-se para a Violinista um período de depressão e bulimia, que ela veio a contar em Gone, livro que publicou recentemente. Entretanto, com o prémio do seguro, Min-Jin comprou um Amati, também de um fabricante reputado, mas que nunca substituiu verdadeiramente, para ela, o seu amado Stradivarius.
Em 2013, contra todas as expectativas, esse violino roubado foi recuperado pela polícia. Gasto o prémio do seguro, desafortunadamente, Min-Jin Kyn já não o pode recuperar, no leilão em que o Stradivarius veio a ser posto em praça...

6 comentários:

  1. Curiosa a história. Compreende-se, são anos de afectos.
    Divinal a sonoridade.
    Peça e actuação brilhantes.
    Grata. Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, são como as canetas, para quem escreve..:-)
      Bom resto de fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Gosto muito do som do violino.

    Continuação de bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E este é dos muito bons..:-)
      Retribuo os votos, cordialmente!

      Eliminar
  3. De vez em quando os comentários não ficam. :(
    Ontem escrevi algo aqui que dizia mais ou menos o seguinte:
    Incrível a atitude da seguradora. Achavam que Min-Jin Kym ficaria indefinidamente à espera que o violino fosse recuperado? Uma vez encontrado o Stradivarius o correto seria perguntar a Min-Jin Kym se queria recuperar este e devolver o Amati.
    Gostaria de saber quanto a seguradora ganhou com este 'negócio'.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há cerca de 3 (?) dias tive a internet péssima... Mas lamento o problema com os comentários.
      Não sei os pormenores entre a seguradora e Min-Jin, após a recuperação do Stradivarius, mas sabemos bem como funcionam as companhias de seguros..:-(
      Retribuo os votos, cordialmente!

      Eliminar