quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Memória (92)


Agora que o ano escolar estará prestes a começar, pergunto eu: quem é que não se lembrará do seu primeiro dia na Escola? Com aquela estranheza, a falta de jeito, talvez até o temor que despertavam aquelas coisas grandes e graves, para uma inocente criança?
Mas estas oito meninas flamengas de outro tempo, parecem compostas e muito seguras de si, perante tanta responsabilidade. Pelo menos, iam bem aperaltadas e, a maior parte delas, com lacinhos nos cabelos. O que sempre deve ter dado uma boa ajuda psicológica...

com agradecimentos cordiais a A. de A. M..

6 comentários:

  1. É curiosa, a sua primeira frase. Eu não me recordo de nada desse dia. Nada de nada. Talvez porque já sabia ler quando fui para a escola, e a minha mãe era também a minha professora: entre a escola e casa não fiz distinção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São importantes os factores que refere, e que devem explicar o apagamento dessa vez primeira. Pelo menos, eu fui com alguma espectativa e, também, algum receio de não estar à altura. Mas correu bem...

      Eliminar
  2. Pois eu tb não, talvez porque fui para a escola com três anos. E lá continuei até aos dez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até à 3ª classe, por motivos que não vem ao caso, tive ensino particular, em casa. A "vernissage" foi na 4ª classe e eu ia, pelo menos, apreensivo...

      Eliminar
  3. Lembro-me do meu primeiro dia de escola (de algumas partes), mas não tenho muitas memórias da escola primária. As que tenho não são boas. Não gostava da escola, porque a minha professora era demasiado dura e eu era excessivamente tímida. Mas era uma boa aluna.

    Hoje, uma das minhas preocupações é que os meus alunos possam ficar com uma boa recordação da escola, além das aprendizagens que necessariamente têm de fazer.

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas recordações (4ª classe) são boas. Na altura, tive até um prémio de melhor aluno. Os professores Sousa, pai, muito severo, filho, boa pessoa, eram excelentes.
      Boa tarde!

      Eliminar