domingo, 21 de setembro de 2014

As tarefas menores e necessárias


Acabada, a meio da tarde, a leitura do primeiro volume de "Guerra e Paz", de Leão Tolstoi, dediquei-me, durante quase vinte minutos, à abertura das 456 páginas do segundo livro. Tarefa levada a cabo com a macia, mas incisiva faca talhada da carapaça de uma tartaruga santomense.
Consegui não rasgar nenhuma das folhas, do papel amarelecido pelo tempo, deste volume editado pela Inquérito, comprado com os outros dois, por Esc. 150$00, na Casa das Novidades, em Guimarães, há já 57 anos. A leitura, deste segundo livro, iniciá-la-ei em breve.
A adesão a um projecto tem que ser acompanhada de disciplina e vontade. E, mesmo que não retire especial prazer da leitura de "Guerra e Paz", creio que, quando completar a leitura dos três volumes, a que me comprometi, retirarei alguma satisfação do dever e objectivo cumpridos.

7 comentários:

  1. Bem, se tem os seus volumes de "Guerra e Paz" há 57 anos e só agora está a lê-los, fico mais animada...os meus só foram comprados há 2 ou 3 anos...

    Gosto imenso de abrir livros, coisa que hoje em dia já só vindo de livros de alfarrabistas. Tenho comprado alguns assim, ainda fechados. Tinha um bonito abre-cartas de osso, que veio do Brasil, mas parti-o há tempos...(ainda tenho as duas metades, que não me servem de nada.) Resta-me um velhinho, de plástico, publicidade da velha "Bonança", mas que também corta benzinho.

    Espero que a leitura do 2º volume lhe seja mais agradável que a do 1º.

    Uma boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosumi a minha falecida Mãe a dar-me dinheiro para comprar os 3 volumes, porque também tinha gostado muito do filme (Audrey Hepburn, Mel Ferrer...). Ela resistiu alguns dias, porque 150$00 era dinheiro, na altura, mas acabou por aceder. Abri todo o primeiro volume, li as 20 ou 30 páginas iniciais, e abandonei... Ao longo da vida, fiz mais três ou quatro tentivas, sem resultados concretos. Era, também um remorso, pelo sacrifício que a minha Mãe fez, mas vou a caminho de o reparar...
      Tenho 3 abre-cartas-livros, mas este, de tartaruga, é o melhor e mais bonito.
      Grato pelos seus votos.
      Uma boa semana, também, para si!

      Eliminar
    2. Errata:
      onde está "Cosumi", devia ter escrito: Consumi.

      Eliminar
    3. Engraçada essa história que conta...

      Boa noite:)

      Eliminar
  2. Não sei se continuaria a ler o livro, sem prazer. :)
    Assim, sempre poderá dizer que leu e não gostou. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem ido, embora a velocidade de cruzeiro...
      Por outro lado, acabamos por nos interessarmos pelo destino das personagens.

      Eliminar