sexta-feira, 26 de abril de 2019

Passeios Outrabandistas 5: Moinho de Maré - Corroios


O passeio de hoje surgiu a caminho e no final de outros afazeres menos prosaicos. Ao entrar na vasta área de implantação do Ecomuseu, a vista fixou-se no próprio edifício que, por fora e com a maré baixa, permite ver por onde a água passa ao encher a pequena baía.


Na entrada do edifício consta a data de 1725, embora o edificado remonte ao ano de 1403, pertencendo a iniciativa da construção ao Condestável D. Nuno Álvares Pereira, conforme documentação exposta no interior do espaço museológico.


Lá dentro, no rés-do-chão, somos recebidos por um diligente funcionário municipal, que fornece os muito didácticos folhetos acima reproduzidos e abrangendo todo o conjunto de espaços  culturais da Câmara Municipal do Seixal.


A imagem captou apenas um dos moinhos em exposição, para além do conjunto de cereais, identificados com os respectivos letreiros.


Por fim fica o convite para um belo passeio, fornecendo até um mapa para quem quiser sair da Fertagus, em Corroios, e deslocar-se, a pé, até ao Ecomuseu Moinho de Maré. Vale bem a pena, até pelos folhetos que nos oferecem.


Post de HMJ

6 comentários:

  1. Também hoje, aproveitando a vantagem do passe para largas
    viagens, atravessei o Tejo nos confortáveis combóios
    da Fertagus. A sua sugestão será um caso a considerar.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para M. Franco:
      Então, bons passeios e boa viagem .....

      Eliminar
  2. Este fica-me para um destes dias fazer com o rapaz cá de casa, já que o passeio na Fertagus é muito bom. Ontem por essa linha andámos, mas até ao término. E voltámos pela outra ponte com grande prazer igualmente.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para PNLima:
      A outrabanda agradece e espera pela volta.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Para Margarida Elias:
      É um espaço muito agradável.

      Eliminar