terça-feira, 30 de maio de 2017

A propósito de Edvard Munch


Curador de uma recente exposição (Mot Skogen = Em direcção à Floresta) da obra de Edvard Munch (1863-1944) - no seu Museu de Oslo -, do escritor norueguês Karl Ove Knausgaard (1968), especializado em História de Arte, apraz-me citar algumas palavras suas, muito perspicazes, e que talvez mereçam uma reflexão:

"Todos temos, mais ou menos, uma vida interior caótica, todos temos pensamentos que nunca expressamos, sentimentos que não gostamos de ter, sonhos proibidos e desejos sem esperança, e estamos cheios de memórias, que existem sob várias formas e feitios, do vago e selvaticamente impressivo, até ao nitidamente lembrado. Todos temos mentiras que se foram transformando em verdades, e estamos repletos de equívocos, confusões, banalidades e defeitos... Mas raramente assumimos uma forma de os comunicar, como Munch fez. Porque os reservamos para nós mesmos."

4 comentários:

  1. Concordo com a citação, mas acrescentaria: E há os Norte e os do Sul. E outros ainda muito mais ao Sul e para Leste e Oeste.
    Mas, talento à parte: nem toda a gente comunica do mesmo modo. E ainda bem.
    A pintura foi a psiquiatria de Munch? Não pergunto isto com nenhuma reserva, só não conheço a vida de Munch.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou inteiramente de acordo sobre as diferenças que refere, em relação aos 4 cantos europeus. E, depois, há ainda características próprias em povos dos países grandes e/ou de nações mais antigas, como é o nosso caso, de portugueses.
      Também sei muito pouco sobre Munch. Sei que ele teve algumas relações obsessivas com mulheres e que teve um comportamento muito digno, durante a ocupação nazi da Noruega. É provável que a pintura tenha sido, para ele, uma espécie de catárse, realmente.
      Retribuo, cordialmente, os seus votos!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço imensa desculpa, Margarida, mas, inadvertidamente, apaguei o seu comentário. Mas ainda o li!
      É realmente um texto interessantíssimo, propício a reflexão.
      E também eu aprecio muito a pintura de E. Munch.
      Bom dia!

      Eliminar