terça-feira, 16 de maio de 2017

Os animais domésticos e os outros


Aqui, pelas cercanias, já se podem contar quatro cães vadios, ultimamente. A matilha parece capitaneada por um pastor-alemão, de olhar dócil, que permite supor que já terá sido o ai, Jesus! de alguma família que, entretanto, se terá cansado dele não sei por que motivos...
Não sou particularmente afeito a cães: fui mordido várias vezes na infância e começo da juventude. A minha estima, a nivel de animais, vai toda para os sensíveis e nervosos canários que, às vezes, cantam lindamente. Tenho deles recordações inesquecíveis.
A estes cães abandonados, cujas matilhas crescem progressivamente, a Câmara, de tempos a tempos, costuma levá-los para o canil municipal - cumprindo um elementar serviço público, também de higiene. Mas hoje, dei-me a pensar, que tendo sido domésticos, estes animais frequentam, decerto, as redondezas dos seus antigos lares. E pergunto-me se os seus ex-donos, ao vê-los, não experimentam qualquer tipo de sentimento?
Os animais...

8 comentários:

  1. Por cá, existe a ambulância dos animais, que, nas suas rondas, os recolhe
    (feridos, perdidos, abandonados...) e depois os leva aos asilos dos animais, onde são muito bem tratados e alimentados até encontrarem alguém que os adopte. Todos somos livres de ajudar estas instituições que funcionam na base do voluntariado. Eu já tenho feito doações de roupa para as vendas de produtos em segunda-mão que eles organizam e revertem a favor dos animais recolhidos e à sua guarda. Outra forma de ajudar (entre muitas) é dedicar um pouco do nosso tempo aos animais e levar os cães a passear, por exemplo. Talvez por isso, não seja habitual ver animais abandonados por aqui.E ainda bem, pois é uma situação muito triste.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que, no passado, as coisas eram mais cruas. No canil municipal de Guimarães davam um prazo de 30 dias para o cão ser reclamado (pelo dono), findo o qual e ninguém o tendo ido buscar o animal era abatido. Não sei, hoje, como é o procedimento, mas sei que os cães podem ser adoptados por quem queira.
      O pior de tudo isto é a gentalha que os abandona.
      Bom dia e bom resto de semana!

      Eliminar
    2. Sem querer ser incorreto, e porque me parece que está a falar dos Países Baixos, acho muito curioso que tenha essa perceção. Em termos de crueldade com animais e de maus-tratos, a Holanda aparece referida muitas vezes como um dos piores países do mundo!(http://smartfamilypets.com/13-countries-that-are-living-hell-for-animals/)

      Eliminar
    3. Caro Artur Costa,
      Obrigada pelo link que indica, pois fiquei curiosa e muito surpresa com o resultado desse estudo. Do que me é dado a observar diariamente, os animais são muito bem tratados por aqui, como família. É raro o vizinho que não tem um animal de estimação. No caso dos gatos, costumam até ter dois para fazerem companhia um ao outro ( eu só tive um e fui chamada à atenção por causa disso).

      Eliminar
  2. Às vezes os donos vão abandoná-los muito longe.
    As pessoas são inconscientes e não medem as alterações que os animais (principalmente os cães) ocasionam nas suas vidas.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já tive conhecimento desse truque...
      É verdade, e as "paixões" desta gente que abusa dos "adorei", são duma superficialidade brutal.
      Bom dia!

      Eliminar
  3. Não sei se frequentam os arredores das suas antigas casas. Os donos dão-se ao luxo de os despejarem a centenas de quilómetros, não os abandonam à porta de casa. Tenho muita pena deles. Toda a gente que quer ter um animal deve pensar seriamente se é capricho passageiro ou o aceita para a vida com todas as implicações que tal comporta. Ter um animal doméstico, em certo sentido, é pior que um casamento, deles não há divórcio; ou não deve haver. É um crime deixá-los assim ao abandono.

    ResponderEliminar