terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Pequena história (44)


Não me será difícil, ao serem-me perguntados nomes de políticos e chefes de estado europeus, eu avançar vários de uma boa parte das nações. Exceptuando, talvez, da asséptica Suiça. Não sei, porém, se o facto deva ser considerado como positivo ou negativo.
Não me admirou, por isso, um episódio ou bronca acontecida com Valéry Giscard d'Estaing (1926), numa altura em que ele era Presidente da República Francesa. Tendo que se deslocar, de helicóptero, aos Alpes Suiços, por uma questão de cortesia, remeteu via rádio, cumprimentos ao presumível presidente da Confederação helvética, Nello Celio (1914-1995), que tinha sido seu colega, anteriormente, como ministro das Finanças suiço.
Já em França e bastante mais tarde, viria a saber que Nello Celio deixara de exercer essas funções há mais de 2 anos...

8 comentários:

  1. Até apetece sorrir perante esta pequena gaffe. Infelizmente o que sucede actualmente é muito mais lamentável porque a imprensa as faz divulgar como se fossem verdadeiros acontecimentos, refiro-me a uma senadora democrata norte-americana que falou à imprensa bem exaltada a exigir que Putin retirasse as suas tropas da Coreia. Penso que a senhora desconhecia que a Coreia está dividida entre norte e sul e ao que parece a senhore pretendia referir-se à Crimeia, mas ninguém a corrigiu incluindo os seus colegas de Partido. Depois temos aqueles acontecimentos ocorridos na Suécia ante-ontem e que afinal aconteceram em 2010 e que levaram ao Presidente Norte-Americano a cometer mais uma gaffe. Perante o que se vive a nível de informação no planeta, apetece ter saudades das pequenas gaffes dos políticos do século xx, eles eram Estadistas e Valery Giscard d'Estaing, François Mitterrand e Georges Pompidou foram três bons exemplos de Estadistas de que pessoalmente tenho saudades.
    Muito bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Geografia nunca foi o forte dos norte-americanos, provavelmente, por estarem sempre a olhar para o seu umbigo...
      Mas a ignorância desta nova administração ultrapassa toda a imaginação. Talvez sejam bons em construção civil - demos o benefício da dúvida.
      Um bom dia, também.

      Eliminar
    2. Como agente oculto dos americanos em geral, devo dizer que a Rússia tem fronteira terrestre com a Coreia (do Norte) e que os dois países renovaram recentemente um acordo de cooperação militar. As águas do Mar do Japão, entre Vladivostok e Chongjin, são palco de frequentes manobras de treino comum. Não me admira que haja tropas russas na Coreia do Norte, esse país do Eixo do Mal...

      Eliminar
    3. Para bem, ou para mal, Kim Jong-un está do outro lado do King Kong norte-americano, também conhecido por ganso bravo estadunidense...
      Há que voltar ao "mundo às avessas" de Camões.

      Eliminar
    4. Quero esclarecer que eu apenas estava a apresentar um facto alternativo. Não quero que haja aqui uma daqielas perceções extra-sensoriais, ou lá como se chamam, do ministro Centeno.

      Eliminar
    5. Esteja descansado, que eu não fui tão longe.

      Eliminar
  2. Isto que APS relata é um lapso.
    Mas isso da senadora norte-americana e de Trump... é ignorância.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo com a sua destrinça, MR.
      Mas a boçalidade "marcana" dos King Kong ainda vai no adro...
      Bom dia!

      Eliminar