segunda-feira, 28 de maio de 2012

Évora e o Cicioso


Sempre gostei de monografias, sobretudo, quando o tema é do meu agrado. Já o expliquei, aqui, no Blogue, principalmente, por causa da pequena história. Por outro lado, Évora é uma das minhas preferidas cidades portuguesas. Há ainda um outro aspecto que me fez comprar este livro de José Manuel Queimado, editado no ano quente de 1975. Que é a toponímia eborense, curiosa e interessante: Travessa dos Beguinos, Rua do Tinhoso, e por aí fora, porque os alentejanos têm uma imaginação prodigiosa para nomes e alcunhas.
Saí um pouco defraudado das explicações de nomes, no livro. Um dos que mais me intrigava, era o da Rua do Cicioso, bem comprida e não muito larga. Ora, segundo a monografia, a origem do nome virá de João Mendes Cicioso, eborense que foi vereador, comerciante e procurador às Côrtes. Terá vivido durante os reinados de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I, e chegou a ser preso, talvez por especular com o preço e venda de trigo. Pouco mais acrescenta a monografia, sobre o homem.
Consultado o Dicionário de Morais, este informa que "cicioso" é um "indivíduo que tem o defeito de falar ciciando (ou sussurrando)". Prefiro imaginar, por isso, como já fazia antes de ler este livro que o João Mendes era um comerciante de "falinhas mansas", ou que falava "achim", ou tipo "sopinha de letras"...o que é muito mais interessante, convenhamos.

2 comentários:

  1. boa noite
    Onde conseguiu comprar este livro?
    Obrigada
    mjoseabra@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já foi há muito tempo, não garanto mas creio que foi num alfarrabista da rua do Alecrim, nº 44, em Lisboa.
      Bom dia.

      Eliminar