segunda-feira, 14 de maio de 2012

Memória 69 : Thomas Gainsborough



Thomas Gainsborough nasceu a 14 de Maio de 1727, na Inglaterra.
Não sei o que me encantou neste retrato do Sr. e Sra. Andrews, feito pelo pintor inglês, entre 1748, data do casamento do casal, e 1750. Vi a imagem do quadro, pela primeira vez no Petit Larousse, em 1959, que o dava como pertencente ao Louvre. E contemplei, ao vivo, a pintura pela primeira vez, em Londres, na National Gallery, em Agosto de 1973. Dizem que é o original e terá sido adquirido pelo Museu britânico, em 1960. Serão, portanto, dois quadros com o mesmo tema, ambos pintados por Gainsborough (1727-1788).
Thomas Gainsborough foi, sobretudo, um retratista da aristocracia inglesa, muito requestado. Dizia o pintor que " pintava retratos para viver, e paisagens porque gostava delas".
Julgo perceber, hoje, que o que mais me agrada nesta obra, de um casal muito sério da aristocracia rural (Robert Andrews e Frances Mary Carter, casados, respectivamente, com 22 e 16 anos), não particularmente bonitos, é o horizonte em aberto que ocupa mais de metade da tela. Um espaço livre, não trilhado, e que deixa solta a imaginação de quem o vê. Era talvez essa liberdade que Thomas Gainsborough procurava na paisagem.

2 comentários:

  1. Este quadro é muito engraçado. Os pezinhos da Mrs. Andrews, calçados de cetim...

    ResponderEliminar
  2. Não tinha reparado...O Sr. Andrews, que era amigo pessoal de Gainsborough, é que não parece lá muito bem disposto.

    ResponderEliminar