quarta-feira, 16 de maio de 2012

Da janela do aposento 11: O Senhor Soares dos Santos e os Arrumadores



Já lá vão os tempos em que, com depreciações de "radical" ou "intransigente", procuraram calar uma voz que tentava desenvolver um pensamento próprio num panorama de ensino cada vez mais acrítico e alinhado.
Do mesmo modo, a comparação estabelecida, no título, pode parecer "radical" para aqueles que, por comodidade ou ignorância, preferem não interpelar os sinais do tempo.
Sucede que o grupo JM, na tentativa de concentração desenfreada e aproveitando um momento de crise, vai lançar mais uma campanha para combater "a fome de séculos". No entanto, e contrariando algumas almas bem intencionadas, a "fome" é mais espiritual que material, porque a implantação das lojas da cadeia JM se situa mais em zonas abastadas do que remediadas.
Quem perde é a liberdade individual e a democracia. O ataque da JM aos produtores e ao pequeno comércio encaminha-nos, a prazo, a uma liquidação na variedade de escolha de produtos alimentares, como, aliás, aconteceu na Alemanha. 


O que une, então, um "penteadinho", abastado e um arrumador "remediado", i.e., dois fenómenos, aparentemente, tão díspares? Pura e simplesmente o mesmo expediente: furar com descontos/promoções/moedinhas a autoridade do Estado, ou seja, ludibriar as entidades competentes que se acomodaram ao fenómeno. Quem perde é a Democracia e o direito do cidadão à livre escolha e ao uso do espaço público sem restrições indevidas. 
E como a "fome espiritual" vem de cima, encontra-se "gentinha" a entregar a chave da viatura ao arrumador para escapar ao pagamento do estacionamento ou com medo do "risquinho" no carro. Existe melhor para exemplificar o "perfil" do consumidor "abastado" ou com vontade de o imitar, na rua ou nas lojas da JM ?
De facto, a intransigência tem custos. Cortar, radicalmente, com este tipo de expedientes que são flagelos de um entendimento perverso da Democracia e que, aos poucos, vão minando a nossa liberdade, limitando a variedade no uso e no fruto dos bens e na circulação no espaço comum.

Post de HMJ


2 comentários: