domingo, 13 de maio de 2012

Da janela do aposento 10: Democracia



As eleições deste Domingo, na Renânia do Norte-Vestefália, o estado federal com maior população, registaram uma perda de quase 8,5 % da CDU (de A. Merkel) e a vitória do SPD. Embora distante, tenho acompanhado, em visitas regulares, as preocupações dos habitantes de Colónia assim como observado as mudanças na cidade. Em conversas frequentes, são temas recorrentes e de alcance europeu a constatação do empobrecimento de uma parte significativa da população com pretensos ganhos (?) de competitividade a favor e ao serviço de quem ? 
Se o SPD ganhou, hoje, em todos os círculos da cidade do arcebispo de Colónia, assinale-se, então, que o quadro de influências mudou quando comparado com o vivido nos anos 60 do século passado. A aldeia de Merkenich (com resultados, hoje, de 39.3% para a SPD e 33,3% para a CDU) dividia-se, na altura, numa parte antiga e tradicional que contrastava com a parte nova, construída, sobretudo, com "forasteiros" - vermelhos e protestantes - que a fábrica da Ford, entre outras, e o pós-guerra trouxeram.
Quem dominava, politicamente, a facção tradicional, era, quase obviamente, o CDU, personificado por um cacique local, chamado entre dentes o "CDU-Lümmel" [= brutinho do CDU] e devido ao C [= cristão] do partido. O perfil da criatura terá, porventura, semelhanças regionais, nacionais e europeias com outros quejandos que se nos cruzam nos caminhos da política. De insignificante padeiro, tido como cábula, casou rico e passou a viver dos rendimentos do património imobiliário da mulher, designando-se como "privatier" quando se lhe perguntava a profissão (!).
Se a criatura ainda estiver viva e lúcida, não compreenderá, certamente, a mudança de sentido de voto de hoje na aldeia do seu antigo domínio.
Resta a suprema lição da democracia que tanto abate velhos como novos caciques.

Post de HMJ

4 comentários: