quarta-feira, 23 de maio de 2012

A heterodoxia de Eduardo Lourenço



O livro começa assim: "O mundo da cultura portuguesa arrasta há quatro séculos uma existência crepuscular." A obra Heterodoxia I foi publicada por Eduardo Lourenço (1923), com apenas 26 anos, em Coimbra, no ano de 1949, numa pequena tiragem de 500 exemplares (o meu tem o número do meio: 250), numerados e assinados. Este primeiro volume foi dedicado a Miguel Torga. O volume II saíria, também em Coimbra, em 1962.
O livro foi uma pedrada no charco e ainda hoje mantém actualidade e importância. Num país maniqueísta onde, ou se pensava excessivamente à direita ou irredutivelmente à esquerda, a obra abria um trincheira em terra de ninguém, pugnando para que se lutasse e pensasse por si mesmo. Nos tempos actuais, em que tudo se pretende estandardizar, este propósito simples é cada vez mais importante. Para garantir liberdade de espírito.
Eduardo Lourenço completa hoje 89 anos.

3 comentários:

  1. Uma muito boa homenagem.
    Não foi fácil a publicação da Heterodoxia no nosso país naqueles anos. Nesses anos quem pensasse «irredutivelmente à esquerda» como Eduardo Lourenço e não pensasse segundo determinada cartilha era marginalizado e tentavam encostá-lo à direita.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, MR.
    ...até eu fui enganado, na minha inocência e naquela autenticidade extremista de adolescência..:-)

    ResponderEliminar
  3. Andei pelas margens, mas não posso dizer que tenha andado ao engano. :)

    ResponderEliminar