segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Memória 127


O Circo, como espectáculo e como ambiente, desperta-me memórias desencontradas. Duas notas marcantes e exemplificativas: a alegria que me provocavam os palhaços, na minha infância, e, à saída, ver as míseras condições em que se albergavam os artistas, nas suas tendas mal agasalhadas. Também reparava, às vezes, nas meias rotas das trapezistas... Um misto, pelo menos em Portugal, de miséria dissimulada por lantejoulas e cores berrantes das indumentárias circenses.



O circo moderno nasceu de uma escola de equitação, criada em 1768, nas margens do Tamisa, por Philip Astley (1742-1814), a que ele foi acrescentando, para maior diversão do público, alguns palhaços, trapezistas, mágicos. A actividade, em geral, atingiu o seu primeiro apogeu em finais do século XIX e inícios do XX, como testemunham esquissos e telas de Seurat, Toulouse-Lautrec e Picasso, entre outros.
Nos anos 70, entrou em crise mas, num golpe de rins notável, a criação de escolas de circo obstou a um desemprego maciço. A inauguração de Le Cirque du Soleil (1984) foi também um bom sinal de futuro.


Alguns países europeus vão celebrar, durante 2019, com várias iniciativas, os 250 anos do circo moderno, tal como o conhecemos. E há toda uma nova bibliografia a ser publicada, sobre esta temática, sobretudo no Reino Unido.
E, muito embora, se clicarmos The Circus, no Google, nos apareça, intensivamente (malditos algoritmos!), o disco da Britney Spears e um filme sobre as eleições norte-americanas de 2016, deixando para terceiro plano as actividades circenses, o Circo há-de continuar!
Para alegria das crianças.





6 comentários:

  1. Também tenho sentimentos muito desencontrados sobre o circo. Confesso que me incomoda a miséria muitas vezes associada e o uso de animais amestrados (nalguns casos maltratados). Contudo, gosto de ver quando é bom, nomeadamente aquelas sessões do circo do Mónaco (que dão na televisão), com bons palhaços, bons mágicos e bons acrobatas. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto pode ser um maravilhoso espectáculo, como um pobre (por outras razões) espectáculo. E, depois, ainda há a sub-categoria dos saltimbancos a que Fellini deu voz em "La Strada", com Anthony Quinn e Giuletta Masina.
      Esse, patrocinado pelo Mónaco, é de grande qualidade.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Para alegria das crianças e dos adultos.
    A propósito não assisti ainda mas tenciono assistir nos próximos dias ao 'O grande circo místico' uma produção brasileira e também portuguesa que homenageia o circo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, dos adultos também.
      Não sabia dessa comemoração, por cá, e é de louvar a lembrança. Fellini (como referi acima), Wenders e o "Dom Roberto" de Fernando Lopes, também homenagearam a actividade que, pelo menos, merece o nosso respeito.
      Uma boa semana.

      Eliminar
  3. As " lantejoulas e cores berrantes das indumentárias circenses " correspondem às caras dos palhaços. Riem para nós e, quantas vezes, o seu coração não sangra banhado em tristeza...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Asim era, infelizmente, no passado. Talvez hoje as condições sejam melhores, nos circos portugueses.

      Eliminar