quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Apontamento 120: Livros e Imagens - a propósito dos 550 anos do falecimento de Johannes Gutenberg

Por vezes, sucede que as leituras e as investigações proporcionam uma vontade quase imediata de partilha, tanto pelo interesse na matéria abordada como pela beleza das imagens, assim acontece com o livro que se apresenta a seguir.




Um comentário de Stephan Füssel, professor na Universidade de Gutenberg e da Sociedade Internacional de Gutenberg, acompanha a edição fac-similada da Biblia, chamada B 42, impressa em 1454 na cidade de Mainz, por Johannes Gutenberg, o tipógrafo Peter Schöffer e com o apoio financeiro de Joahnnes Fust. A designação de B 42 deve-se ao facto de os fólios da Biblia, latina, terem sido impressos com 42 linhas, como se pode verificar pela seguinte imagem.



Bíblia, latina,B 42 - Biblioteca do Estado e Universitária de Gotinga, Signatur: 2¡ Bibl. I, 5955 Inc. Rara Cim.

A edição fac-similada do exemplar de Gotinga inclui, entre outros documentos, um livro dedicado às cores e formas das iluminuras que embelezam os vários fólios, designado como Livro de Modelo de Gotinga.



Göttinger Musterbuch. Pergamenthandschrift, um 1450. Signatur: 8¡ Cod. Ms. Uff. 51 Cim.

O manuscrito acima identificado é considerado como um dos possíveis exemplares sobreviventes de livros deste género que serviram de modelo aos artífices de iluminuras que, após a impressão, preenchiam os fólios conforme os hábitos da sua oficina e, frequentemente, ao gosto do proprietário. Resta acrescentar que foram diversos artífices que intervieram nos ca. 180 impressos desta Biblia, o que explica as variantes na apresentação final dos exemplares.



Os fólios 10v e 11r  apresentam umas folhas de acanto semelhantes à iluminura do fólio da Biblia acima reproduzido, razão pela qual se assume que o exemplar da Biblioteca de Gotinga tenha sido iluminado pelos mesmos artífices e na mesma oficina que elaborou o Livro de Modelo.

Termina-se com uma página que explica a divisão do círculo com o objectivo de exemplificar a constituição e a receita para a feitura e o preenchimento das cores.



Remetem-se os interessados para a consulta da página na internet – www.gutenbergdigital.de – lamentando que os estudos sobre a História da Livro, editados no Centro de Europa, ignorem frequentemente as investigações congéneres de países do Sul, nomeadamente de Espanha e de Portugal.

Post de HMJ

9 comentários:

  1. Interessantíssimo. Bom dia e Feliz Ano de 2019!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Margarida Elias: O Livro das Cores é uma maravilha e pode ser visto na íntegra no "link" que deixei. Bom dia e também Bom Ano !

      Eliminar
  2. O meu pai era fascinado pela historia do Gutenberg. Talvez o facto de durante bastantes anos da vida ter trabalhado com máquinas offset (não sei se escrevi bem) tenha despertado o interesse. Não sendo um estudioso, lembro-me que tentou fazer uma colecção de selos ligada ao assunto.
    Nós aqui em casa ficamos encantados com estes livros iluminados de tão belas formas.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para PNLima: Então temos algo em comum. Uma gravura com o rosto de Gutenberg faz parte do meu espaço desde a infância, porque o pai - compositor manual - não dispensava a presença do grande mestre.

      Eliminar
  3. No ano passado visitei uma exposição na Biblioteca Nacional
    cujo tema era Gutenberg.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Engraçada essa página de um manuscrito com o círculo sobre o preenchimento das cores. Belo post!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Houve aqui mais uma atrapalhação da informática. Anulou-se a resposta anterior. Vamos lá ver se recupero a ideia.
      O que eu disso é que há cá muitos Füssel para falar do mesmo assunto como se demonstrou na exposição da Biblioteca Nacional. A edição, para além do fac-simile, tem a vantagem de apresentar o documento notarial, de que não falei, e, sobretudo, o tal livro de cores que acho um encanto e está acessível. Bom fim-de-semana.

      Eliminar