sábado, 19 de janeiro de 2019

"Atirar-se à piscina sem saber nadar" ou, sobre a poesia de H. H.



Tendo começado a sua actividade profissional na desaparecida Livraria Biblarte (creio), Luís Gomes (Livraria Artes & Letras) é um Livreiro-alfarrabista que reúne, como poucos dos seus confrades, um saber de experiência feito com um apurado sentido crítico literário. A sensibilidade poética não lhe é alheia, nem um vasto conhecimento sobre o livro antigo.
Dedicou-se, sobretudo, às vanguardas literárias portuguesas e à literatura moderna. Por isso, o que aqui nos diz sobre Herberto Helder (1930-2015), tem a garantia sólida do conhecimento real.

5 comentários:

  1. Faz sentido!

    Desejo-lhe uma boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente.
      Nem toda a poesia é Poesia. Há a popular, que tem a sua graça, a lírica, que vai sendo cada vez mais rara (Eugénio de Andrade, por exemplo), a de Herberto, que traz consigo outra gramática, a reflexiva (Echevarría, de que falei adiante). Depois, há a descritiva que hoje muito se pratica, mas não vale nada. E ainda a "rimadinha" e pobrezinha de muita gente que julga que faz coisas bonitas, mas anda enganada no seu labor, sobretudo por ignorância cultural. E que serve para "entre família" e amigos. Mas não é Poesia, apenas versos, a maior parte deles, medíocres e sem sentido literário. Mas sempre foi assim, pelo menos, em Portugal. Sobretudo, por falta de sentido crítico e experiência aprofundada de leitura. Literária.
      Os meus votos, também, uma boa semana, Isabel!..:-)

      Eliminar
  2. Imagino as perguntas e os pedidos estranhos que fazem aos alfarrabistas. Aé já me contaram alguns.
    Lembro-me da tertúlia do H.H. lá no fundo do pequeno restaurante (mais do que café) do Largo Trindade Coelho.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho assistido a pedidos hilariantes, quer em alfarrabistas, quer mesmo em livrarias..:-))
      Do Café, não me lembro, mas "acompanhei", em paralelo (no outro passeio), o regresso a casa de H. H., pela rua Nova do Almada, Chiado e início da rua do Alecrim.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
    2. Aditamento:
      ..."acompanhei", nos anos 80/90, algumas vezes, H. H..

      Eliminar