terça-feira, 19 de abril de 2016

Cegonhas


Aqui há trinta anos, habituei-me a vê-las a partir de Alcácer do Sal, e a Sul. Há dois ou três anos consegui avistar algumas sobre o Mondego, pouco antes de Coimbra, e fiquei surpreendido por vê-las tão a Norte. Nesses tempos, era sobretudo nos campanários das igrejas que as cegonhas faziam os seus ninhos. Alguém as foi ajudando, entretanto.
Ontem, em redor da Marateca, pelas terras do Sado, vi imensos ninhos de cegonha, artificiais mas a servir o nobre exercício de berçários, colocados nos postes de alta tensão da REN. E quase todos me pareceram habitados, pelos longuilíneos pescoços que assomavam. Pareciam um bairro social aéreo, nascido da solidariedade humana para com as aves.

11 comentários:

  1. São dezenas, na zona de Aveiro, e uma entrada na cidade indo pela A1/A25 é espetacular, cegonhamente falando. Mas alguns campanários transmontanos também as têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já tiraram os ninhos para os postes de alta tensão naquela zona, mas até aqui há dois ou três anos era assim...
      https://www.google.pt/search?q=aveiro+cegonhas&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj745TnsZvMAhVDuRQKHbwaCbQQ_AUIBygB&biw=1347&bih=680&dpr=0.95

      Eliminar
    2. Foi gratificante ver tantas cegonhas pelo Alentejo. Aliás, a fauna voadora, é minha convicção, cresceu muito, nos últimos anos, em Portugal. Até já há 3 gaivotas em Guimarães!...
      A net têm-me andado muito arredia e irregular, nestas paragens, quando regressar a penates irei ver as suas indicações que, desde já, agradeço.
      Uma boa noite!

      Eliminar
  2. Das vezes que tenho ido ao Alentejo gosto de ir vendo os ninhos de cegonha. Imensos.
    Também os costuma haver no Campo Grande, frente ao Museu da Cidade, mas este ano ainda não reparei neles.
    Boa viagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francamente, nunca vi tanta cegonha em tão poucos dias!...
      E fiquei contente que as aves tenham aumentado nos céus de Portugal.
      Pousados e outrabandistas, seguimos amanhã para Lx.
      Obrigado.

      Eliminar
  3. Gosto imenso de cegonhas e gosto de viajar pelo Alentejo a ver os ninhos. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver, Margarida, que há muitas mais...
      Boa noite!

      Eliminar
  4. Também já andei por uma zona do Alentejo onde havia dezenas e dezenas de ninhos em postes sem fios, só colocados ali para as cegonhas. Alguns tinham ninhos em baixo e em cima, "rés-do-chão e primeiro andar" como dizia uma irmã minha.
    É um espectáculo bonito. Aqui em Castelo Branco também há muitos ninhos de cegonhas.

    Boa noite:) Um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu nunca tinha visto tantas cegonhas em tão poucos dias..:-)
      E gostei!
      Obrigado. Igualmente!

      Eliminar
  5. A primeira vez que vi cegonhas foi no Algarve, ao redor de Coimbra que eu saiba desapareceram durante muitos anos, com as obras de construção da ponte açude e dos canais de irrigação do baixo mondego regressaram e desde essa obra que existem no baixo mondego, curiosamente em Ovar lembro-me de as ver sempre que lá ia a casa de uns familiares faziam o ninho numa chaminé de uma cerâmica desativada, possivelmente seria sempre a mesma família de cegonhas.

    ResponderEliminar
  6. Pois eu, as primeiras que vi ao ar livre, foi na zona de Alcácer do Sal, no início dos anos 70. Mas nos últimos anos o aumento parece-me ter sido considerável em vários tipos de aves. As de rapina, por exemplo.

    ResponderEliminar