terça-feira, 19 de abril de 2016

Bizantinices, ou como agarrar o leitor logo na primeira página


Para os estudiosos de literatura inglesa, particularmente da escritora Jane Austen (1775-1817), é sobejamente conhecido e um case study célebre, o início da sua novela Emma (1815). O núcleo, que tem fascinado ensaístas e investigadores, é composto pelas seis primeiras palavras do início do romance referido e reza assim: "Emma Woodhouse, handsome, clever, and rich,".
Perguntam-se os académicos porquê handsome e não beautiful, por que razão clever e não  intelligent; finalmente, porquê rich e não wealthy?
Ora vá-se lá perguntar a Camilo, por que motivos entendeu começar as suas Cenas Contemporâneas, assim: "Os meus amigos de certo não sabem o que é caçar coelhos na neve?..."

6 comentários:

  1. Não sabia que Ema é um caso de estudo. Gosto de todos os livros que li de Jane Austen. Vou reler o princípio desse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho opinião definida sobre Jane Austen. Mas este caso parece-me paradigmático..:-)
      Pois, se lhe aprouver, dê a sua opinião libérrima, e não académica.

      Eliminar
  2. Anda grande rebuliço no Brasil, com meio mundo a gozar uma «matéria» publicada na revista Veja sobre a mulher do vice Michel Temer. O artigo em causa é, sob a capa de um estilo de revista cor-de-rosa, de uma grande ironia, e intitula-se «Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”». Não pude deixar de reparar na inspiração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coincidências dos diabos! mas devo admitir,à puridade, que o mote me foi dado pelo TLS.
      E atesto que Camilo sabia-la toda e tinha enorme habilidade para prender os leitores - honra lhe seja!

      Eliminar
    2. Note que eu não falo da sua inspiração, mas sim da musa que mexericava na cabeça da Juliana, a jornalista brasileira da Veja.

      Eliminar