segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Ponto de situação

 

As coisas já não são o que eram. E o tempo desabituou-se da rotina, ultimamente.
Costumava eu dizer que nunca me constipava entre Abril e Setembro mas, nos anos mais recentes, até esta regra se quebrou.
Habituei-me também a situar os sismos, em terras portuguesas, por entre os meses de Novembro a Março. Puro erro de cálculo: neste século XXI, já por duas vezes, pelo menos, a terra tremeu em Agosto.
Hoje, de madrugada, pouco passava das 5h00, lá me oscilou a cama de Norte para Sul (e vice-versa) e as portas bateram, uma e outra vez (em réplica). Vim a saber depois que o sismo era de magnitude 5,3. E que o epicentro se situara a Oeste de Sines. Os barulhos e movimentos domésticos provocados deram ao menos para acordar. E confirmar a ausência de regras, neste particular...

2 comentários:

  1. Quase não dei por nada, pelo que desconfio que a minha casa deve ser bem construída. Só acordei porque a porta da rua bateu e a cadela deu um latido - levantei-me e o gato, que dormia ao meus pés, deu um breve miado. Fui à cozinha para beber água e ver se estava tudo bem, porque temia que tivesse sido uma tentativa de assalto (ou um dos meus filhos ainda acordados). Como estava tudo bem, voltei para a cama e só de manhã soube do sismo. Entretanto, os quadros todos direitos. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não tivemos danos domésticos significativos: cairam uma toalha, uma vassoura e pouco mais. Mas foi um abalo forte, embora inferior ao que eu experimentei em 1969, em Lisboa, que me deu um sensação enorme de impotência física.
      Boa tarde!

      Eliminar