sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Fruta



Estamos no período áureo da fruta - Julho e Agosto - em que a oferta é maior e mais diversificada.
Erradamente, pensava eu que aqueles pêssegos achatados eram oriundos do Peru, mas a D. Alice esclareceu-me que eram paraguaios, e hoje já se produzem em Portugal. E como a filha, que tinha andado por França e regressara, tinha os clientes controlados, na banca, foi-me dando algumas preciosas instruções sobre fruta. Melões, em que é especialista e acerta sempre nos que nos aconselha, peras, melancias, cerejas, castanhas e locais de Portugal donde são os melhores. A exemplo das castas de uvas e o terroir mais próprio dos vinhos. Arinto é Bucelas, tenho eu por certo.
Acrescente-se que a D. Alice já vai quase nos 90 e, no produtor que lhe fornece os melões (Ribatejo ou Alentejo), escolhe-os todos a dedo para a sua banca do mercado. Por isso, paga apenas mais 7 cêntimos, mas vale a pena, porque eles acabam por ser quase todos bons e saborosos para os clientes fiéis.

5 comentários:

  1. Também gosto da fruta de Verão :-) Ando cliente das rainhas cláudias. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Gosto destes pêssegos. Fiquei contente, quando pouco depois de eles terem aparecido por cá, soube que já se produziam por cá. Tenho-os comprado e raramente são maus. Gosto muito de pêssegos. Ainda não comprei rainhas Cláudias, uma das minhas frutas preferidas.
    Ontem comprei um melão do Alentejo. Muito bom!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só comi uma vez, tenho que revisitá-los..:-)
      Boa tarde!

      Eliminar
  3. Não apreciamos melancia, mas meloas e melões têm sido muito bons.
    Bom final de Domingo.

    ResponderEliminar