segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Nomes

 
Vim parar, acidentalmente mas por associação também, ao sufixo "linda" que proliferava, aqui há meio século, pelos nomes de muitas raparigas que conheci. Deolinda, Ermelinda, Florinda, Olinda, Teolinda... Hoje, talvez seja preciso coragem para os baptismos clássicos de Alice, Amélia, Fernanda, Glória, Rosa... Que também denunciam um certo bom gosto tradicional patronímico.
Já lá lembrava António Variações, com propósito e ironia, as vanessas mai-las albertinas, da moda na altura,,,

4 comentários:

  1. Acho que não gosto de nomes com o sufixo linda. Dos nomes "antigos" que refere, gosto muito de Rosa e talvez de Amélia. Quando dei à minha filha o nome de Teresa, não estava muito na moda, mas entretanto tenho conhecido muitas. Ainda pensei em chamá-la de Matilde, mas não ficou. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Também vou a favor dos nomes femininos que refere.
    Miguel e Jorge, nos meus filhos, vinculam-se aos avós maternos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Hoje há muitas Alices e Amélias. Não são nomes que eu aprecie. Eram nomes de pessoas da geração da minha mãe, assim como Laura que também está na moda.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse tido uma filha tentaria Lígia, mas creio que é pouco apreciado...
      Bom resto de semana.

      Eliminar