terça-feira, 18 de novembro de 2014

O Fundo do Baú



Quando em Junho do corrente ano falava num “post” sobre “Uma Oferta Singular”(10/6/14) não imaginava que a vontade me ajudasse tanto. Mas aconteceu, e o baú dos panos ficou vazio. O linho caseiro transformou-se em toalhas, pequenas ou maiores, e individuais.

O “rolo” de tecido de algodão, ca. de 6,50 m, ficou para o fim após ter servido, uma parte ínfima, para a blusinha da boneca. No fim-de-semana lembrei-me, então, novamente do tecido e de uma prática, saudável, na época pré-natalícia, quando o tempo sugeria recolhimento e as horas vagas eram preenchidas com a feitura de presentes.

Os metros de tecido de algodão, juntamente com as aplicações várias deram o pontapé à imaginação: que saia um toalha de mesa ! Único senão foi o facto de o tecido ter apenas 0,80 m de largura. Os livros de costura deram a solução, ou seja, uma bainha que permitia juntar duas faixas. E o resultado pode ver-se na imagem acima. Para tapar a bainha e embelezar a toalha, lá ficou a aplicação a marcar o centro da mesa.




Ainda sobrou matéria-prima para aproveitar, até ao fundo, o baú e concluiu-se o trabalho com uma toalha mais pequena, que se apresenta na segunda imagem, pronta para enfeitar a mesa do almoço antes de ir para a máquina de lavar.

Post de HMJ, dedicado a A.de A.M.

5 comentários:

  1. Para quem tem talento!

    São simples, mas ficaram muito bonitas!

    Tenho saudades de ter tempo para me dedicar às tarefas artesanais...

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Pois, são os benefício do aposento: TEMPO !

      Eliminar
  2. Muito lindas! Também gostava de ter arte para estas costuras.
    Também tenho uma feita de um linho também estreito (talvez de 80 cm) em que a solução foi juntar os panos com uma renda ao centro, feita por quem ma ofereceu.
    Gosto de toalhas de linho; sõ não gosto de as passar a ferro. :))
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Para MR:
    Uma solução idêntica para teares pequenos. Conheci uma senhora, minhota, que, para além de cozinhar muito bem, sabia engomar linho como ninguém.

    ResponderEliminar
  4. Pois é. Tenho uma feita aos quadrados: quadrados de renda e quadrados de linho.
    Mas eu como não sou do Minho, passo as estupinhas (ou será estopinhas, de estopa?) para engomar as toalhas, por isso corto-me a usá-las.
    Bom dia!

    ResponderEliminar