sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Modas


Que me perdoem os liberais e relaxados consumistas deste mundo, mas escolher uma grande superfície para comprar um livro é, na minha opinião, uma prova justificada de mau gosto.
Agora, parece que o que estar a dar, pavlovianamente, é o uso da palavra Auschwitz no título de uma obra. Os leitores iscam que nem leitões nesses hipermercados. Sobretudo desde que Merkel lá foi, ao célebre campo sinistro, piedosamente.
Ou será o lobby que está a trabalhar afanosamente, nesta época natalícia?

9 comentários:

  1. Depois da vergonha que foi as "lembranças natalícias" colocadas à venda na Amazon tendo Auschwitz como tema, já nada me espanta, nesta sociedade consumista onde o mau gosto impera.
    Em tempos li um livro inenarrável em destaque numa grande superfície intitulado "Lisboa Nazi", o autor tinha material para um artigo de jornal e criou um livro repetitivo e de um oportunismo inacreditável.
    "Em terra de cegos quem tem um olho é Rei" e como sempre no Natal quando não se sabe o que oferecer, leva-se o livro em destaque nas grandes superfícies, de preferência o que tem desconto e está no Top.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de perspectivas e de sentido crítico sempre ajudou a isto. Depois, há nomes e palavras que, para o vulgo, têm uma atracção infinita e quase sempre compensam. Vou citar alguns: Veneza, Dachau (para não me repetir), Da Vinci...
      Um bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. Apresento-me: sou uma prova justificada de mau gosto. Consumista, liberal e, sobretudo, relaxada.
    Sobre Auschwitz não compro nada. Nunca mais lá vou entrar. É lugar que me sinto incapaz de esquecer.
    Queira aceitar (ou recusar) os meus votos consumistas de bom Natal. E que um anjo indelével o guarde durante a quadra natalícia. A meu mando; paguei para isso :).

    ResponderEliminar
  3. Não compro livros em grandes superfícies, por princípio, já que adoro livrarias. O tema é sem dúvida importante e não devemos esquecê-lo mas pergunto-me se ainda haverá mais a dizer.
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem a selecção habitual, nem o bulício trepidante desses locais se compaginam com o prévio folhear e avaliação das obras.

      Eliminar
  4. Bom dia,
    Sou de opinião que cada coisa no seu local certo: medicamentos nas farmácias; livros nas livrarias, etc, etc, etc.
    Sei que sou suspeita, mas nada como o prazer de entrar numa livraria.
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-lhe inteira razão.
      Com a agravante de muitas livrarias fecharem por circunstâncias adversas (Barateira, Portugal...) ou a mudarem de sítio (Artes e Letras, e soube ontem: A Olisipo...) por causa de rendas exorbitantes.
      Votos de Boas Festas e um melhor 2020!

      Eliminar
  5. Também já soube do encerramento da Olisipo no actual local.
    É de lamentar...
    Agradeço e retribuo votos de Boas festas e um excelente 2020!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Quanto ao local (Av. Infante Santo) não me parece o melhor...

      Eliminar